Acadêmicos criam a primeira liga acadêmica de Fisioterapia da Suprema e realizam prova para admissão de membros

Publicado em: 29/08/2016

Acaba de ser criada a Articular - Liga Acadêmica de Avaliação Fisioterapêutica e Recursos Manuais, a primeira liga dos estudantes do curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema. Fundada em agosto de 2016, por iniciativa dos estudantes Diego Paiva Meirelles, Cintia Brugiolo Muniz, Ana Flávia Ferreira e Carolina Quinelato Moreira, a Articular tem o objetivo de ampliar as experiências teórico-práticas nos conteúdos relacionados, além de possibilitar a realização de eventos e pesquisas. Os acadêmicos são todos do quarto período, e dirigem o projeto sob a coordenação da professora Karine Lopes.

A Articular tem a finalidade de contribuir na formação acadêmica nos conteúdos de Avaliação Fisioterapêutica e Recursos Terapêuticos Manuais, visando cumprir objetivos específicos em ensino, pesquisa e extensão, de forma integrada. As reuniões acontecem semanalmente às segundas-feiras, das 14h às 16h, no Laboratório de Fisioterapia; e quinzenalmente às sextas-feiras, das 15h30 às 17h30, no Espaço Maria Inês (local de trabalho da professora-orientadora). Os membros são necessariamente estudantes de graduação FCMS/JF - Suprema, que estejam, no mínimo, no terceiro período, cursando ou que tenham cursado a disciplina Avaliação Fisioterapêutica.

Estão disponíveis 12 vagas para a participação na Liga. A prova de admissão dos primeiros membros será realizada no dia 19 de setembro, às 14h, no campus Salvaterra (sala a confirmar), e terá caráter teórico objetivo e discursivo. As inscrições podem ser feitas até a véspera da prova, com Ana Flávia Ferreira, secretária da Liga (pessoalmente, na sala 205-C, terças e quintas, pela manhã; via whatsapp: 98418-4556 ou 98420-8309; ou por e-mail: articularligaacademica@gmail.com), mediante o pagamento da taxa de R$10. A matéria e a bibliografia para estudo serão informadas no ato da inscrição. O resultado será divulgado no dia 23 de setembro, sendo a posse dos novos membros no dia 26. A divulgação dos resultados será feita no mural da FCMS e na página da Articular no Facebook (www.facebook.com/ligaarticular).

Objetivos Específicos

• Ensino: são objetivos da Articular ampliar as possibilidades de capacitação teórica e prática dos acadêmicos de Fisioterapia, através de grupo de estudos, aulas teóricas e práticas, palestras, workshops, simpósios, colóquios, jornadas e quaisquer eventos que promovam a discussão e o aprofundamento nas técnicas de Avaliação Fisioterapêutica e Recursos Terapêuticos Manuais.

• Pesquisa: são objetivos da Articular fomentar a produção científica dos membros nas áreas de Avaliação Fisioterapêutica e Recursos Terapêuticos Manuais, bem como a difusão desse conhecimento, através da submissão de trabalhos e artigos a congressos, eventos e periódicos, promovendo o bom nome da Fisioterapia, da FCMS/JF e da Articular por todo o país.

• Extensão: são objetivos da Articular atuar de forma responsável e comprometida com a comunidade, revertendo os conhecimentos adquiridos em favor da população, através de eventos, ações de saúde, projetos de pesquisa e outras iniciativas.

Serviço:

Prova para admissão de novos membros da Articular - Liga Acadêmica de Avaliação Fisioterapêutica e Recursos Manuais

• Data: 19/09/2016, segunda-feira.
• Horário: 14h.
• Local: sala a definir do campus Salvaterra.
• Inscrição: até 18/09/2016, com Ana Flávia Ferreira (sala 205-C; whatsapp: 98418-4556 ou 98420-8309; e-mail: articularligaacademica@gmail.com).
• Valor da inscrição: R$10.
• Resultado: 23/09/2016, sexta-feira.
• Posse: 26/09/2016, segunda-feira, 14h.

Contatos:

• Ana Flávia Ferreira, secretária: 98418-4556.
• Carolina Quinelato Moreira, tesoureira: 98420-8309.
• Cintia Brugiolo Muniz, presidente: 98875-5131.
• Diego Paiva Meirelles, vice-presidente: 98843-3330.
• E-mail: articularligaacademica@gmail.com.
• Facebook: @ligaarticular.

LEGENDA DA FOTO: (Da esq. p/dir.:) Os fundadores da Liga Articular, Ana Flávia Ferreira, Carolina Quinelato, professora orientadora Karine Lopes, Diego Meirelles e Cintia Brugiolo