Novas regras do Fies garantem à Suprema o maior número de vagas do financiamento na área da saúde em JF e região

Publicado em: 24/06/2016

A partir de hoje (dia 24) até dia 29, está aberto o prazo para inscrição para obtenção de bolsas de ensino superior pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), seguindo as novas regras estabelecidas pela Portaria Normativa nº 9 do Ministério da Educação, publicada no dia 29 de abril de 2016. Pela nova regulamentação, a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema é a instituição de ensino superior que mais vai oferecer vagas pelo Fies em Juiz de Fora e região na área da saúde.

A partir de agora, entre outros critérios, a oferta de vagas pelo Fies passa a levar em consideração o índice Conceito de Curso, divulgado pelo MEC. Prioritariamente, foram selecionados os cursos com conceito 5 e 4, ou seja, quanto melhor o Conceito de Curso obtido pela instituição de ensino superior, mais vagas disponíveis pelo Fies. Na avaliação do MEC, os cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Odontologia da Suprema obtiveram Conceito de Curso 5 e a Medicina obteve Conceito 4.

Pelas novas regras, a Suprema vai oferecer 12 vagas pelo Fies para os Cursos de Enfermagem e Fisioterapia, 11 vagas para os Cursos de Farmácia e Odontologia e dez vagas para o Curso de Medicina. Além disso, o Curso de Farmácia da Suprema é o único da cidade a ser ofertado pelo Fies.

Outra grande mudança nas novas regras do Fies é que, para concorrer a uma das vagas do Fies pelo ENEM, o candidato não precisará estar matriculado e nem ter prestado vestibular nas instituições de ensino superior particulares. A inscrição deverá ser feita no site http://fiesselecao.mec.gov.br no período entre 24 e 29 de junho.

Para concorrer a uma das vagas pelo Fies, o candidato precisa ter participado do ENEM a partir da edição de 2010 e ter média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação. Precisa também ter renda familiar mensal bruta de três salários mínimos por membro familiar.

Entretanto, o candidato precisa ficar atento porque a pré-seleção assegura apenas a expectativa de direito às vagas para as quais se inscreveram no processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2016, estando a contratação do financiamento condicionada à conclusão da inscrição no Sistema Informatizado do Fies (Sisfies) e ao cumprimento das demais regras e procedimentos constantes da Portaria Normativa MEC nº 1, de 22 de janeiro de 2010, que dispõe sobre o Fies e regulamenta a adesão de mantenedoras de instituições de ensino não gratuitas.

O resultado do processo seletivo será divulgado em única chamada pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC) no dia 30 de junho. Os estudantes pré-selecionados deverão acessar o Sisfies, no endereço eletrônico http://sisfiesportal.mec.gov.br e concluir sua inscrição para contratação do financiamento no referido sistema dentro do prazo. Após a conclusão da inscrição no Sisfies, correrão os prazos de validação junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) e de comparecimento junto ao agente financeiro para formalização da contratação do financiamento.

Os candidatos que fizeram o último Vestibular da Suprema também poderão concorrer a uma das vagas oferecidas pelo novo Fies, mas a matrícula deverá ser realizada normalmente. Caso ele seja selecionado pelo Fies, é só procurar o Setor Financeiro da Faculdade para fazer a transferência na forma de pagamento.