Professores do Programa Integrador participam de treinamento sobre e-SUS

Publicado em: 08/07/2016

Os professores do Programa Integrador (PI) da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema participaram, nos dias 6 e 7, de treinamento sobre o e-SUS Atenção Básica com o técnico da Supervisão de Gestão da Informação da Atenção Primária à Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora, João Daniel Neto.

A coordenadora do PI, Cláudia Moura, destacou que a atividade finalizou o primeiro semestre letivo de 2016 em grande estilo. Desta forma, ao começarem as aulas no próximo semestre, os professores já estarão mais inteirados sobre a estratégia que está sendo implantada em toda a rede de saúde do país. Das sete Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) que têm parceria com a Suprema para atuação dos estudantes da Faculdade, apenas duas ainda não têm o programa instalado e sendo usado no cotidiano.

O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) surgiu como uma proposta do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde de reestruturar o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), com o objetivo de melhorar a qualidade da informação em saúde e de otimizar o uso dessas informações pelos gestores, profissionais de saúde e cidadãos.

O ponto de partida dessa reestruturação é o registro das informações em saúde de forma individualizada, permitindo o acompanhamento do histórico de atendimentos de cada usuário, assim como da produção de cada profissional da Atenção Básica. Outro ponto importante é a integração dos diversos sistemas de informação oficiais existentes na Atenção Básica, reduzindo a necessidade de registrar informações similares em mais de um instrumento (fichas/sistemas), o que otimiza o trabalho dos profissionais e o uso da informação para gestão e qualificação do cuidado em saúde.

A essa reestruturação deu-se o nome de Estratégia e-SUS AB, que conta com dois sistemas de software para a captação de dados, sendo eles: o sistema com Coleta de Dados Simplificada (CDS-AB) e o sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PECAB), que alimentam o novo Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), que substitui o SIAB e atende aos diversos cenários de informatização e conectividade nas unidades de saúde da atenção básica.

Outro avanço do SISAB é contemplar o registro das informações produzidas por todas as equipes da Atenção Básica, incluindo as equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, equipe de Consultório na Rua, equipes da Atenção Domiciliar, assim como as ações realizadas no âmbito do Programa Saúde na Escola, no Programa Academia da Saúde e desenvolvidas pelas Equipes de Saúde no Sistema Prisional. Todos os esforços de reestruturação do sistema só serão completos e efetivos com o envolvimento dos gestores, dos profissionais de saúde e dos trabalhadores do SUS na implantação, utilização e aprimoramento contínuo do SISAB e da estratégia e-SUS AB.

As diretrizes orientadoras desta reestruturação estão alinhadas com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), a Política Nacional de Saúde Bucal, o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ), o Programa Saúde na Escola (PSE), a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, a Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS), o Plano Estratégico de e-Saúde no Brasil e a integração aos sistemas de informação que compõem as Redes de Atenção à Saúde (RAS).