SUPREMA | Faculdade de CiÊncias MÉdicas e da SaÚde de Juiz de Fora - FCMS/JF

SUPREMA | Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF

EXTENSÃO

Extensão

Programa de Extensão

A Extensão Universitária é o processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político, articulado com o ensino e a pesquisa, de forma indissociável, que promove a interação transformadora entre a Faculdade e outros setores da sociedade onde a primeira transmite conhecimentos acadêmico-científicos e a segunda transmite experiências vivenciais. 

 

No artigo 207 da Constituição Federal do Brasil, lê-se: “as universidades/IES gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”, destacando-se esses três pilares básicos que sustentam essas instituições.

 

Diante disso, o Programa de Extensão da FCMS - SUPREMA - busca solucionar problemas existentes, de interesse e necessidade da sociedade, ampliando a relação desta com a Instituição de Ensino. Envolvem ações de conscientização, capacitação, difusão de informação, tecnologia e cultura, consultorias, entre outras. Portanto, sustenta-se na interação entre a comunidade acadêmica e a população do entorno, dando ênfase ao papel transformador da Faculdade, por se abrir à participação da comunidade.

 


 

As modalidades de extensão se fundamentam na pesquisa e no ensino. Assim, a extensão, derivada da produção do conhecimento, pode constituir-se em:

• Cursos de Extensão: cursos promovidos pela Instituição, que têm como requisito o nível de escolarização exigido por cada curso, como parte do processo de educação continuada, e que não se caracterizam como atividades regulares do ensino formal de Graduação;

• Eventos: incluem atividades de curta duração, como palestras, seminários, congressos, entre outras modalidades;

• Programas de Ação Continuada: compreendem o conjunto de atividades implementadas continuamente, que têm por objetivos a integração social, numa interface com as comunidades, e a integração com instituições de ensino;

• Prestação de Serviços: compreende a realização de consultorias, atividades assistenciais e outras, não incluídas nas modalidades anteriores, que utilizam recursos humanos e materiais de todas as unidades da Instituição.

 


 

Uma das atividades de extensão desenvolvida é o Projeto de Extensão. Sua tramitação regular segue a sequência:

1) O Professor-Coordenador do projeto encaminha para a Coordenação de Extensão o relatório de abertura preenchido que se encontra no site da Faculdade;

2) A Coordenação de Extensão avalia o documento preenchido. Será validado se todos os pré-requisitos forem satisfeitos; 

3) Após a validação do projeto, é solicitado ao Professor-Coordenador a criação do Edital.

4) Criado o Edital, analisado e aprovado pela Coordenação de Extensão, será encaminhado para a Coordenação Pedagógica para o registro. A seguir, a Coordenação Pedagógica aciona o Marketing para a postagem no site da Faculdade, cujo objetivo é torná-lo público à toda comunidade acadêmica.

5) Após a conclusão do projeto, o Professor-Coordenador deverá encaminhar o relatório final para a Coordenação de Extensão validar.  Assim, o destino do documento validado é a secretaria da Faculdade (SAR) para certificação da atividade de extensão. 

 


 

Clique no link abaixo e faça o download dos arquivos

Relatório Final de Projeto de Extensão

 


 

Contatos Importantes:

Coordenação de Extensão:

Prof. Fernando Farah | 2101-5006 (terças-feiras à tarde, quartas-feiras à tarde e sextas-feiras manhã)

Secretária: Valéria Henriques | 2101-5045​

Coordenação de Ensino, Pesquisa e Extensão: Profª Soraida Sozzi Miguel

Coordenação Pedagógica: Gisele Duque Torres Gonçalves

Canais Interativos

Podcast
Podcast

(32) 2101.5000

Alameda Salvaterra, nº 200, Bairro Salvaterra, CEP 36.033-003 - Juiz de Fora MG

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR


SUPREMA-Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial LTDA - CNPJ: 05.079.440/0001-08

Todos os Direitos Reservados

Futuro