Suprema reafirma sua qualidade de ensino em avaliação nacional

Publicado em: 05/04/2017

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última semana os resultados referentes à Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina do Brasil - ANASEM que verifica o ganho de conhecimento cognitivo durante a graduação médica, por meio de questões discursivas e objetivas. Esta nova modalidade avaliativa de acompanhamento iniciou-se no ano de 2016 e estará totalmente implantada no ano de 2020.

Nesta primeira ocasião foram avaliados 22.086 estudantes regularmente matriculados ao final do 3º. e 4º. períodos dos cursos. A classificação final dos estudantes foi distribuída em três níveis de proficiência: básico (<85%), adequado (85 a <120) e Avançado (>=120). Assim, no Brasil verificou-se que 91,2% dos estudantes encontram-se no nível adequado, 6,9% no básico; e 1,9% no avançado. Quando os desempenhos foram agregados por instituições constatou-se que 98,71% apresentaram média em nível adequado e 1,29% no básico revelando que nenhuma instituição está no nível avançado.

Os estudantes da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - SUPREMA, nas questões objetivas, alcançaram média de proficiência de 98,8 localizando-se no nível adequado, acima da média das escolas médicas de instituições privadas (98,5) e municipais (98,6) do Brasil. Quanto às questões discursivas, elaboradas pelos estudantes, os resultados demonstraram um elevado nível de excelência, já que a FCMS/JF-SUPREMA teve médias de desempenho superiores quando comparadas com os grupos de instituições públicas e particulares.

Esses resultados colocam a FCMS/JF-SUPREMA entre as melhores escolas médicas do país e reafirmam o seu compromisso de continuar avançando para formar médicos com qualidade e comprometidos com as necessidades de saúde da população. A Mantenedora, a Direção de Ensino Pesquisa e Extensão e a Coordenação de Curso parabenizam todos os estudantes pelos resultados, e aos docentes e profissionais do corpo técnico-administrativo pelo excelente trabalho realizado.