Abraços solidários no Vestibular Suprema

Comit da IFMSA Brazil promove ao para vestibulandos

Publicado em: 23/05/2017

O comitê do International Federation of Medical Students' Association da América Latina (IFMSA) promove no dia do Vestibular da Suprema, 28, um evento solidário para os alunos que prestarão a prova. Chamado de Free Hugs, a ação consta em trazer mais tranquilidade aos vestibulandos e esclarecer dúvidas em relação ao exame e a Faculdade.

Já em sua quinta edição, o Free Hugs é uma ação realizada nos vestibulares da faculdade que inclui uma dinâmica que envolve um diálogo entre estudantes e veteranos, o que gera uma maior tranquilidade aos candidatos e uma troca de experiências entre os participantes, além de tirar dúvidas sobre a vida acadêmica. Para a estudante do 4º período de medicina da Suprema e diretora local do comitê de Direitos Humanos e Paz da IFMSA, Julia Machado, essa interação acalma quem acabou de fazer uma avaliação intensa. "Eles saem muito nervosos, então tentamos chegar neles e acalma-los. Nos apresentamos e perguntamos como que eles foram na prova, se tiveram muitas dúvidas, o que acharam mais difícil, e desse jeito vamos criando uma aproximação maior e eles vão relaxando, tirando essa pressão. E no final ainda oferecemos o abraço, como forma de desejar boa sorte".

Mas não só os estudantes saem mais calmos, como também os pais, que muitas vezes se encontram apreensivos com esse momento, e se deparam com várias faculdades. "Os pais acompanham os filhos em vários centros universitários e nem sempre são bem recebidos, em alguns casos até sofrem bullying. O que queremos passar aqui na Suprema é uma situação completamente diferente. Vamos recebe-los de braços abertos e mostrar como que funciona a Faculdade, tirando suas dúvidas e apesentando a Suprema como um ambiente acolhedor e propício ao desenvolvimento acadêmico".

O Free Hugs é um evento nacional promovido pela IFMSA Brazil e conta com a preparação dos seus membros para realizar este tipo de ação. "Quando fazemos a capacitação na IFMSA, mostramos o que deve e não deve ser feito, temos relatos de alunos que presenciaram o Free Huges e comprovaram esse acolhimento". Mas por que fazer depois da prova e não antes? Como explica Julia, "antes da prova, os estudantes já estão muito nervosos, e acham que se pararem para conversar, isso vai ter um efeito negativo e então teríamos uma adesão menor".

Além disso, a Suprema também influencia na ansiedade dos alunos. "Para a Suprema é ótimo porque traz visibilidade pra faculdade, mostra que os diretores apoiam o evento e os estudantes, e mostra pros pais dos estudantes que eles estão presentes. A presença dos diretores é importante".

IFMSA

A International Federation of Medical Students' Associations (IFMSA) é uma organização não-governamental que representa associações de estudantes de medicina de todo o mundo. Fundada em maio de 1951 está presente em mais de 120 países.

Uma das principais atividades da IFMSA é a promoção de estágios clínicos e científicos internacionalmente. Cerca de 10.000 estudantes de medicina participam anualmente nestes intercâmbios. A IFMSA organiza também projetos, seminários e workshops nas áreas da saúde pública, educação médica, saúde reprodutiva e Aids e promove os direitos humanos e a paz junto das mais diversas instituições.

Chegou ao Brasil em 1991 e interliga estudantes de medicina de todo o país para fazer a diferença na sociedade e na formação médica. A IFMSA Brazil está presente em mais de 95 escolas médicas em 26 estados brasileiros, que possuem Comitês Locais ativos, que realizam atividades de representatividade estudantil; educação médica; promoção de saúde; produção científica; capacitação em gestão de recursos e intercâmbios acadêmicos, nacionais e internacionais, clínico-cirúrgicos e de pesquisa.

Os interessados estudar fora devem procurar os Coordenadores Locais (CLs) ou entrar em contato através do e-mail: atendimento@ifmsabrazil.org. Mais informações através do site da IFMSA Brazil.