A Faculdade - Organização Didática Pedagógica

Perfil do Egresso
Conhecer de perto a trajetória do egresso é uma forma de se avaliar a qualidade dos cursos que a FCMS/JF oferece, constituindo também uma maneira de estabelecer vínculos com o profissional formado pela Faculdade.
Através da política de relacionamento com o egresso, a FCMS/JF espera criar um canal permanente entre os egressos e a Faculdade, criar instrumentos para a avaliação dos projetos político-pedagógicos dos cursos, estabelecer estratégias de ação para identificação de oportunidades de inserção do profissional egresso no mercado de trabalho e propor linhas de desenvolvimento de estudos e pesquisas nas diversas áreas de conhecimento e atuação do profissional egresso da Instituição.
O egresso da FCMS/JF deverá apresentar autonomia intelectual, capacidade de aprendizagem continuada, atuação crítica e ética, sintonizada com as necessidades do país, com uma sólida base científica, humanística e cultural. Para isto, deve desenvolver as seguintes habilidades e competências gerais:
• conduta pautada pela ética e pela preocupação com as questões sociais e da saúde;
• capacidade de atuar de forma crítica, autônoma e criativa;
• atuação propositiva na busca de soluções para as questões apresentadas pela sociedade;
• capacidade de comunicação e expressão na língua nacional e em língua estrangeira;
• capacidade de diagnosticar, analisar e contextualizar os problemas do paciente;
• busca de constante aprimoramento científico e técnico;
• domínio de técnicas essenciais à produção e à aplicação do conhecimento;
• trabalho integrado e contributivo em equipes transdisciplinares;
• competência para a atuação profissional com respeito pelo ser humano;
• capacidade para promover e respeitar os Direitos Humanos.
Na definição do perfil do egresso da FCMS/JF, às competências (que incluem conhecimentos, habilidades e atitudes) comuns, definidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação na área da Saúde, se acrescentarão as competências próprias do profissional formado pelos respectivos cursos.
a) Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo.
b) Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando ao uso apropriado, à eficácia e ao custo-efetividade da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.
c) Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e com o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação.
d) Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz.
e) Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e a administração tanto da força de trabalho, quanto dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde.
f) Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação, por meio de redes nacionais e internacionais.
Essas competências comuns, bem como as particulares, destacadas por cada Projeto Pedagógico, supõem a formação de atitudes e valores, e o desenvolvimento e o domínio de conhecimentos e habilidades gerais e específicos que levem em conta a realidade local e regional, sem descuidar do caráter de universalidade do conhecimento, de sua relação com os avanços da área da saúde no contexto nacional e internacional, bem como dos parâmetros e da dinâmica do Projeto Pedagógico de cada curso.
Em suma, a FCMS/JF tem como princípio básico a formação de profissionais que irão executar uma importante função social, por meio da formação técnica e humana desses indivíduos, o que é, pois, o papel de destaque da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – Suprema.
|