cursos

Graduação Fisioterapia

Cenários de Prática e Estágio

O Estágio Supervisionado é útil para um aprofundamento sobre a concepção e desenvolvimento das atividades do fisioterapeuta. Ele deve ser contemplado como um procedimento didático que conduz o estudante a situar, a observar e a aplicar, criteriosa e reflexivamente, princípios e referências teórico/ práticos assimilados entre a teoria e prática.

é uma etapa de aplicação do conhecimento e do aperfeiçoamento de habilidades numa situação real, é o momento de junção do saber com o fazer, o que conduzirá o aluno a uma atuação profissional mais crítica e criativa.

No curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora, o estudante deverá matricular-se na disciplina Estágio Supervisionado, correspondente aos dois semestres do 4º ano que constam na Estrutura Curricular, devendo cumprir carga horária de 845 horas.

O estágio supervisionado só poderá ser iniciado quando o estudante tiver concluído todas as disciplinas que antecedem ao período no qual se encontra seriado o estágio supervisionado.

A orientação/supervisão do Estágio é realizada exclusivamente por fisioterapeutas pertencentes ao quadro de docentes do curso de graduação em da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora, que orientam e acompanham o estagiário no processo de ensino-aprendizagem, possibilitando o exercício e o aprofundamento dos processos de trabalho, além de elaborar todas as atividades didático-pedagógicas relativas à sua área de supervisão, incluindo relatórios, seminários, estudos de casos.