cursos

Graduação Medicina

Projeto Pedagógico

O curso de Medicina funciona em período integral, com 100 vagas anuais, sistema seriado semestral, com carga horária total do curso de 7.960 horas e carga horária do Estágio Curricular Supervisionado com 2.840 horas, correspondendo a 35,3%.

O PPC fundamenta-se nas dimensões: ético-política, epistemológico-educacional e técnica e, especialmente, nos pressupostos e conceitos básicos referentes ao trabalho do médico.

Os objetivos e princípios orientadores do projeto pedagógico do curso focam uma educação transformadora, capaz de fazer com que o estudante elabore de forma crítica os procedimentos que possam ajudá-lo na realização de um desenvolvimento efetivo e real, na Instituição e na sociedade em que estão inseridos.

Para isso, o currículo procura estabelecer uma articulação funcional entre os diferentes elementos que constituem a sua estrutura desde os primeiros períodos, através da inserção do estudante na realidade social, por meio do Programa Integrador. A Semana Integradora, vivenciada do primeiro ao oitavo períodos, permite a Articulação Interdisciplinar e a construção do conhecimento cognitivo, comportamentos e atitudes na lógica das Unidades Acadêmicas e no Laboratório de Habilidades.

A estrutura curricular baseada em competências contempla tanto a integração vertical como a horizontal. O processo ensino-aprendizagem centrado no estudante torna-os mais ativo, independente, criativo, pensador crítico, cooperativo (não apenas competitivo), capaz de avaliar os seus progressos, com desenvolvimento de boa capacidade de comunicação, relacionamento interpessoal, atitudes, hábitos e técnicas para sua educação permanente ao longo da vida profissional.

A metodologia utilizada contempla a Aprendizagem Baseada em Problemas - ABP, realizada através do Ciclo Pedagógico, de conferências e consultorias. O currículo permite a integração e a construção de saberes de forma integrada e articulada aos cenários e à realidade do processo ensino-aprendizagem.