cursos

Graduação Odontologia

Cenários de Práticas e Estágio

O estudante realiza a Prática Supervisionada e o Estágio Obrigatório em instituições públicas, privadas e filantrópicas, como Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas, CAPS, Hospital de Pronto Socorro - HPS, Hospital Monte Sinai, Associação de Combate ao Câncer - ASCOMCER, Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, etc. Conta com a participação dos dentistas dos serviços de saúde no processo de ensino-aprendizagem, no Estágio Obrigatório. Auxilia os docentes, prestando informações sobre as rotinas dos serviços, no desenvolvimento das práticas supervisionadas, além de oferecer atendimento odontológico sob supervisão e de acordo com o grau de complexidade pertinente à sua formação.

Atividade Prática: trata-se do ensino em campo de prática ou laboratório de habilidades, e requer a presença contínua do docente junto aos estudantes. O Estágio Obrigatóriocaracteriza-se por um conjunto de atividades de aprendizagem profissional, proporcionando a integração entre teoria e prática, e assegurando a prática de intervenções preventiva e curativa, mediante a participação em situações reais de trabalho. O estágio é realizado em instituições conveniadas com a FCMS/JF conforme convênios, e também na própria clínica escola. NoEstágio Obrigatório, a supervisão é indireta e de responsabilidade dos docentes do curso. Requer a preceptoria do odontólogo designado pela instituição conveniada para tal. A carga horária total de estágio é de 970 horas, correspondendo a 20% carga horária do curso.

Programa Integrador (PI) insere-se no projeto mais amplo de parceria entre a FCMS/JF e a Secretaria de Saúde, Saneamento e Desenvolvimento Ambiental da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, estabelecido com o objetivo de contribuir para a formação integrada de profissionais de saúde e para a melhoria do Sistema de Saúde de Juiz de Fora. O PI é um dos componentes centrais da estrutura curricular dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Odontologia da FCMS/JF, visando à indissociabilidade entre teoria-prática, à integração da Faculdade ao meio social local e regional, bem como à integração entre esses Cursos. Constitui-se em um dos eixos básicos dos projetos pedagógicos dos cursos, articuladores do ensino, pesquisa e extensão.