Acesso Restrito
Ouvidoria
01 02 03 04 07 08 09 12 13 14 15 16 17 18 19 20 23 24 25 26 29 30 31
 
Agenda de Eventos
Agenda de Eventos
Graduação - Enfermagem

Graduação - Enfermagem

 

O ensino prático e o estágio obrigatório

O estudante realiza a Prática Supervisionada e Estágio Obrigatório em instituições públicas, privadas e filantrópicas, como Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas, CAPS, Hospital de Pronto Socorro – HPS, Hospital Monte Sinai, Associação de Combate ao Câncer – ASCOMCER, Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, etc. Conta com a participação dos enfermeiros dos serviços de saúde no processo ensino-aprendizagem no Estágio Obrigatório e auxilia os docentes, prestando informações sobre as rotinas dos serviços, no desenvolvimento das práticas supervisionadas.

A Atividade Prática consiste no ensino em campo de prática ou laboratório de habilidades, e requer a presença contínua do docente junto aos estudantes. O Estágio Obrigatório do curso de Graduação em Enfermagem caracteriza-se por um conjunto de atividades de aprendizagem profissional, proporcionando a integração entre teoria e prática, e assegurando a prática de intervenções preventiva e curativa, mediante a participação em situações reais de trabalho. O estágio é realizado em instituições conveniadas com a FCMS/JF. No Estágio Obrigatório a supervisão é indireta e de responsabilidade dos docentes do curso de Enfermagem responsáveis por essa atividade. Requer a preceptoria do enfermeiro designado pela instituição conveniada para tal. A carga horária total de estágio é de 880 horas, correspondendo a 25,5 % carga horária do curso.

O Programa Integrador (PI) insere-se no projeto mais amplo de parceria entre a Faculdade e a Secretaria de Saúde, Saneamento e Desenvolvimento Ambiental da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, estabelecida com objetivos de contribuir para a formação integrada de profissionais de saúde e para a melhoria do Sistema de Saúde de Juiz de Fora. O PI é um dos componentes centrais da estrutura curricular dos cursos de Enfermagem Farmácia, Fisioterapia, Medicina, e Odontologia da FCMS/JF, visando à indissociabilidade entre teoria-prática, à integração da Faculdade ao meio social local e regional, bem como à integração entre esses Cursos. Constitui-se em um dos eixos básicos dos projetos pedagógicos dos cursos, articuladores de ensino, pesquisa e extensão.

O PI tem como um dos seus pilares o compromisso com a formação de cidadãos críticos, reflexivos, competentes, atualizados e comunicativos. Para tal, tem adotado metodologias ativas, nas quais o estudante é o centro do processo de ensino-aprendizagem e o responsável pela construção dos seus próprios conhecimentos.


 

 

Suprema | Todos os Direitos Reservados - 2008 | Desenvolvido por Futuro Comunicação
Como Chegar
Tel (32) 2101.5000
Fax (32) 2101.5050
ProUni
FIES
Endereço
Alameda Salvaterra, nº 200, Bairro Salvaterra, CEP 36.033-003 - Juiz de Fora MG