Acesso Restrito
Ouvidoria
01 02 03 04 07 08 09 12 13 14 15 16 17 18 19 20 23 24 25 26 29 30 31
 
Agenda de Eventos
Agenda de Eventos
Graduação - Odontologia

Graduação - Enfermagem

 

Ensino prático e estágio obrigatório

O estudante realiza a Prática Supervisionada e o Estágio Obrigatório em instituições públicas, privadas e filantrópicas, como Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas, CAPS, Hospital de Pronto Socorro – HPS, Hospital Monte Sinai, Associação de Combate ao Câncer – ASCOMCER, Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, etc. Conta com a participação dos dentistas dos serviços de saúde no processo de ensino-aprendizagem, no Estágio Obrigatório. Auxilia os docentes, prestando informações sobre as rotinas dos serviços, no desenvolvimento das práticas supervisionadas, além de oferecer atendimento odontológico sob supervisão e de acordo com o grau de complexidade pertinente à sua formação.

Atividade Prática: trata-se do ensino em campo de prática ou laboratório de habilidades, e requer a presença contínua do docente junto aos estudantes. O Estágio Obrigatório caracteriza-se por um conjunto de atividades de aprendizagem profissional, proporcionando a integração entre teoria e prática, e assegurando a prática de intervenções preventiva e curativa, mediante a participação em situações reais de trabalho. O estágio é realizado em instituições conveniadas com a FCMS/JF conforme convênios, e também na própria clínica escola. No Estágio Obrigatório, a supervisão é indireta e de responsabilidade dos docentes do curso. Requer a preceptoria do odontólogo designado pela instituição conveniada para tal. A carga horária total de estágio é de 970 horas, correspondendo a 20% carga horária do curso.

O Programa Integrador (PI) insere-se no projeto mais amplo de parceria entre a FCMS/JF e a Secretaria de Saúde, Saneamento e Desenvolvimento Ambiental da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, estabelecido com o objetivo de contribuir para a formação integrada de profissionais de saúde e para a melhoria do Sistema de Saúde de Juiz de Fora. O PI é um dos componentes centrais da estrutura curricular dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Odontologia da FCMS/JF, visando à indissociabilidade entre teoria-prática, à integração da Faculdade ao meio social local e regional, bem como à integração entre esses Cursos. Constitui-se em um dos eixos básicos dos projetos pedagógicos dos cursos, articuladores do ensino, pesquisa e extensão.


 






Suprema | Todos os Direitos Reservados - 2008 | Desenvolvido por Futuro Comunicação
Como Chegar
Tel (32) 2101.5000
Fax (32) 2101.5050
ProUni
FIES
Endereço
Alameda Salvaterra, nº 200, Bairro Salvaterra, CEP 36.033-003 - Juiz de Fora MG