Internacionalização Suprema

Internacionalizao Suprema

Publicado em: 16/08/2017

Neste mês de agosto, a Suprema recebeu mais quatro estudantes internacionais para um mês de imersão e capacitação, pela IFMSA. São de diversos países, como Portugal, Suécia, Itália e Tunísia.

Catarina Mota, estudante portuguesa, afirma que participar do IFMSA é um momento no qual se pode conhecer pessoas de diferentes países, culturas e tradições, principalmente no Brasil, onde há muitas regiões com traços distintos. "Eu quero conhecer o sistema de saúde americano, que é diferente do que estou acostumado, que é o europeu. Além de ser uma grande experiência para conhecer um país muito diferente dos nossos. E também uma boa oportunidade de viajar pela américa do sul. Eu espero aprender alguma coisa, especialmente na pediatria, e poder ajudar meu país quando eu voltar".

Para a Professora Orientadora do IFMSA Brazil, Patrícia Bochat, a internacionalização da Faculdade traz benefícios não só para o aluno, como também para a instituição. "As vantagens que os estudantes ganham com o intercâmbio vão além de entrar em contato com outras culturas. O programa conta com atividades que visam a humanizar e integrar o discente de medicina com pessoas e costumes diferentes. Ajuda no desenvolvimento psicológico do aluno." Segundo ainda a docente, como resultado do trabalho da IFMSA, a Suprema ganha destaque no cenário dentro e fora do Brasil. "A Suprema ganha visibilidade enorme dentro da IFMSA Brazil. Ela é vista pela organização como uma faculdade engajada, pois temos três alunas que pertencem à diretoria nacional. Isso gera uma representatividade para os estudantes. E ela é colocada no cenário nacional", avalia.

IFMSA

A International Federation of Medical Students' Associations (IFMSA) é uma organização não-governamental que representa associações de estudantes de medicina de todo o mundo. Fundada em maio de 1951 está presente em mais de 120 países.

Uma das principais atividades da IFMSA é a promoção de estágios clínicos e científicos internacionalmente. Cerca de 10.000 estudantes de medicina participam anualmente nestes intercâmbios. A IFMSA organiza também projetos, seminários e workshops nas áreas da saúde pública, educação médica, saúde reprodutiva e Aids e promove os direitos humanos e a paz junto das mais diversas instituições.

Chegou ao Brasil em 1991 e interliga estudantes de medicina de todo o país para fazer a diferença na sociedade e na formação médica. A IFMSA Brazil está presente em mais de 95 escolas médicas em 26 estados brasileiros, que possuem Comitês Locais ativos, que realizam atividades de representatividade estudantil; educação médica; promoção de saúde; produção científica; capacitação em gestão de recursos e intercâmbios acadêmicos, nacionais e internacionais, clínico-cirúrgicos e de pesquisa.

Os interessados estudar fora devem procurar os Coordenadores Locais (CLs) ou entrar em contato através do e-mail: atendimento@ifmsabrazil.org. Mais informações através do site da IFMSA Brazil.

Intercambistas