Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/supremagodaddy/public_html/noticia-interna.php on line 23
SUPREMA | Faculdade de Ciencias Medicas e da Saude de Juiz de Fora - FCMS/JF Notícias - Faculdade Suprema

SUPREMA | Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF

I Simpósio de Gastroenterologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo da Zona da Mata.

I Simpsio de Gastroenterologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo da Zona da Mata.

Publicado em: 23/08/2017

Durante os dias 11 e 12 de setembro, a Suprema realiza o I Simpósio de Gastroenterologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo da Zona da Mata. O congresso é pioneiro na região por unir a parte clínica e cirúrgica num único evento.


Os alunos do 7º período de medicina, Rafael Tavares, Luiz Guilherme Araújo e Pedro Netto, organizaram o simpósio a fim de abranger o conhecimento nas áreas de cirurgias gerais. Segundo os estudantes, esse é um ramo que não está sendo muito abordado e o evento vem para expandir a cirurgia geral em si e entrar a fundo no conhecimento sobre a gastroenterologia.


"Uma área que não tem muito enfoque, mas que é de extrema importância para a saúde do paciente. Por exemplo, a apendicite, que é a maior causa de abdômen aguda, é uma das maiores causas de cirurgia de emergência nos hospitais. Muita gente não dá muito ibope, mas a prevalência é muito grande", afirma Rafael.


Luiz Guilherme confirma a afirmação ao dizer que "a cirurgia mais comum de aparelho digestivo é a apendicite, e que muitas pessoas não dão importância por ser simples, mas quando ocorre complicações é também uma das principais causas de morte".


Apendicite é a inflamação do apêndice, um pequeno órgão linfático parecido com o dedo de uma luva, localizado no ceco, a primeira porção do intestino grosso. Na maioria dos casos, o problema ocorre por obstrução da luz dessa pequena saliência do ceco pela retenção de materiais diversos com restos fecais.


O evento conta com palestras, apresentações de trabalhos e workshops com nomes de peso na área da gastroenerologia e cirurgia do aparelho digestivo, inclusive com o professor da Suprema, Rodrigo Peixoto. "Além de mesas redondas sobre a cirurgia bariátrica, que vem crescendo muito no mercado atualmente", acrescenta Luiz Guilherme.


"Primeiro vemos a parte clínica para depois passarmos para a cirurgia. Vimos no simpósio uma oportunidade de juntar os dois num único evento. Nunca teve um congresso de cirurgia de aparelho digestivo na Suprema, uma oportunidade única. E resolvemos unir os dois", comenta Pedro Netto.


O simpósio é voltado para acadêmicos, residentes, médicos e demais profissionais da saúde e estudantes de outras instituições. "O workshop de sutura tem muita procura, principalmente para aqueles que não chegaram na parte técnico-operatória na faculdade e querem aprender a técnica, mas também pelos que desejam relembrar o procedimento", avalia Rafael.


As inscrições podem ser feitas pelo site do evento ou pelos telefones dos estudantes. O valor do congresso é de R$20,00 e cada workshop custa R$15,00.


Telefones:

Rafael: (32) 99929-2705

Pedro: (32) 98802-5300

Luiz: (32) 98834-9825

 

programação

 

Canais Interativos

Podcast
Podcast

(32) 2101.5000

Alameda Salvaterra, nº 200, Bairro Salvaterra, CEP 36.033-003 - Juiz de Fora MG

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR


SUPREMA-Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial LTDA - CNPJ: 05.079.440/0001-08

Todos os Direitos Reservados

Futuro