Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/supremagodaddy/public_html/noticia-interna.php on line 23
SUPREMA | Faculdade de Ciencias Medicas e da Saude de Juiz de Fora - FCMS/JF Notícias - Faculdade Suprema

SUPREMA | Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF

1ª Jornada Científica de Pesquisa em Enfermagem

1 Jornada Cientfica de Pesquisa em Enfermagem

Publicado em: 27/09/2017

Nos dias 16 e 17 de outubro, acontece no Anfiteatro da Suprema, a I Jornada Científica de Pesquisa em Enfermagem. Serão dois dias de evento, com palestras, workshops, apresentações de trabalhos e mesas redondas. As inscrições são gratuitas e qualquer aluno pode participar.


Para a Coordenadora do curso de Enfermagem da Suprema, Érika Bicalho, a jornada faz com que os estudantes entrem em contato com projetos publicados, e que isso os estimulam a escrever novos trabalhos. "A 1ª Jornada Científica é voltada para alunos da enfermagem de todos os períodos do curso, e é importante eles irem para aprofundar o conhecimento na produção científica, e que conheçam os trabalhos de alunos e professores", destaca.


Ela ainda salienta que o evento é uma forma dos alunos se conhecerem e interagirem com outros alunos de outras instituições também, além de expor a Suprema, sua estrutura física e seu potencial científico.


"Nesta Jornada estimulamos alguns estudantes a enviarem resumos de capítulos de trabalhos que eles já fizeram ou projetos pilotos, e incentivamos a fazerem pesquisa junto com os professores. Alguns apresentarão uma parcial do TCC que estão realizando este semestre", completa Érika.

 

Publicação de artigo em Revista Internacional


A professora e Coordenadora do Curso de Enfermagem da Suprema, Érika Bicalho, também teve um artigo publicado na revista espanhola Cultura de los Cuidados.


Segundo a docente, o artigo é fruto da sua dissertação de mestrado, e aborda a influência do estágio supervisionado na formação da identidade do enfermeiro. "É uma parte da minha tese, junto com um ex-aluno da Suprema e a minha orientadora".


Érika ressalta que a importância da pesquisa científica é a divulgação do trabalho, que contribui com a comunidade acadêmica, estimulando a leitura e o conhecimento. "Os programas de pós-graduação exigem a publicação de artigos e isso é ótimo para o desenvolvimento da pesquisa científica. Se o aluno estuda, desenvolve uma dissertação e ela fica engavetada, que sentido isso faz? O artigo é a publicação do conhecimento científico que foi gerado com aquele estudo todo", avalia.


A Coordenadora reforça que esses eventos, como a Jornada Científica, ajudam na propagação de pesquisas e estimulam os alunos a escreverem trabalhos acadêmicos. "O objetivo da Jornada é mostrar os trabalhos que estão sendo realizados pelos estudantes, em colaboração com os professores e os trabalhos destes também. Nisso, você divulga e estimula o aluno a produzir mais conteúdo. Toda vez que um aluno faz o trabalho de conclusão de curso, TCC, este trabalho também tem uma potencialidade de publicação. A partir do momento em que ele é bem trabalhado e organizado conforme as exigências das revistas de publicação, você consegue publicar. É também uma forma de ver que o professor produz e incentiva o aluno a produzir igualmente".

 

 

Canais Interativos

Podcast
Podcast

(32) 2101.5000

Alameda Salvaterra, nº 200, Bairro Salvaterra, CEP 36.033-003 - Juiz de Fora MG

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR


SUPREMA-Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial LTDA - CNPJ: 05.079.440/0001-08

Todos os Direitos Reservados

Futuro