4º período realiza FisioEsporte: Atualizações em Fisioterapia Esportiva

4 perodo realiza FisioEsporte: Atualizaes em Fisioterapia Esportiva

Publicado em: 07/11/2016

Os acadêmicos da Turma XXIII de Fisioterapia realizam, entre os dias 12 e 19 de novembro, na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema o FisioEsporte: Atualizações em Fisioterapia Esportiva. Trata-se da Semana da Fisioterapia 2016, com palestras, workshops, minicursos, ação de saúde e atividades esportivas.

O evento é uma realização dos estudantes do quarto período, como requisito da disciplina Empreendedorismo na Fisioterapia, ministrada pela professora Patrícia Cardoso. A escolha da turma recaiu sobre a Fisioterapia Esportiva, aproveitando como gancho as Olimpíadas e as Paralimpíadas, realizadas em agosto e setembro, para discutir temas relevantes e atualizações.

O objetivo do FisioEsporte é promover uma reflexão acerca da importância da Fisioterapia Esportiva, bem como: promover a interação entre estudantes de saúde; fomentar conhecimento científico; trazer novos conhecimentos e experiências sobre a área; e aprender conceitos administrativos na prática. O público-alvo são estudantes e profissionais de fisioterapia e áreas afins, como educação física, medicina, psicologia e nutrição, além de atletas e interessados em geral.

No dia 12, sábado, das 8h às 12h, será realizada uma ação de saúde no Parque da Lajinha. Os estudantes realizarão orientações para caminhada e corrida, aferição de pressão arterial, índice de massa corpórea e glicemia capilar, numa atividade de extensão voltada à comunidade que frequenta a área de lazer para a prática esportiva.

Entre os dias 16 e 18, ocorre a programação científica. A abertura oficial se dá no dia 16, com as palestras de Elen Soares Marques, Felipe Alvim, Rodrigo Hohl, Guilherme Mendonça e Jardel Trindade, e conta ainda com a presença do atleta paralímpico Alexandre Ank. Nos dias 17 e 18, ocorrem os workshops e minicursos, com os temas Anatomia Palpatória da Coluna Torácica, Ventosaterapia, Manobra Osteopática na Coluna Torácica e Taping Elástico Funcional.

O encerramento do evento acontece no dia 19, a partir das 9h, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Será realizada uma atividade física integrativa ao ar livre - momento gratuito e facultativo, aberto a todos os que desejarem participar das atividades. Haverá caminhada e corrida orientadas pelo professor Dirceu Ribeiro, jogo entre alunos e professores, além de um piquenique solidário, em que cada um leva seu lanche para compartilhar.

Para participar do evento, os valores do investimento são:
3 dias: palestras + 2 workshops + 2 minicursos: R$ 60
2 dias: palestras + 1 workshop + 1 minicurso: R$ 40
2 dias: 2 workshops + 2 minicursos: R$ 50
1 dia: 1 workshop + 1 minicurso: R$ 30
1 dia: palestras: R$ 25

Os interessados podem fazer inscrição com os acadêmicos do 4º período:
Caroline Macedo: (24) 99288-5788,
Fernanda Navarro: (32) 98438-1001,
Ludmila Firmino: (32) 99124-9501,
Thaís Rufino: (31) 97501-4840,
Vitória Lobo: (32) 98821-7201.

Programação:

Dia 16
13h - Credenciamento;
14h - Abertura oficial;
14h30 - Palestra "Atendimento fisioterapêutico imediato em lesões esportivas" - Prof. Ma. Elen Soares Marques (FCMS/JF);
15h30 - Palestra "Patomecânica das lesões mais comuns em corredores" - Prof. Dndo. Felipe Alvim (Unipac/Barbacena);
16h30 - Coffee-break;
17h - Palestra "Nascidos para correr: hipótese evolutiva e psicobiológica do exercício para o tratamento da dependência química" - Prof. Dr. Rodrigo Hohl (UFJF);
18h - Palestra "Avanços na reabilitação de lesões esportivas com foco no retorno precoce" - Fst. Esp. Guilherme Mendonça (Fit Health Center);
19h - Palestra "O papel do fisioterapeuta nas Paralimpíadas" - Fst. Esp. Jardel Trindade e Atleta Paralímpico Alexandre Ank.

Dia 17
14h - Workshop "Anatomia palpatória da coluna torácica" (30 vagas) - Fst. Prof.ª Esp. Filomena Linhares (FCMS/JF e FisioAr Clínica de Fisioterapia e Reabilitação);
15h30 - Coffee-break;
16h - Minicurso " Ventosaterapia" (30 vagas) - Fst. Fábio de Souza Oliveira (Powerlife Cursos).
OBSERVAÇÃO: para o minicurso de Ventosaterapia, os integrantes assinarão um Termo de Responsabilidade (TCLE), estando cientes de que, no início da aprendizagem, é comum haver lesões teciduais, estando os participantes sujeitos a possíveis machucados e hematomas.

Dia 18
14h - Workshop "Manobra osteopática na coluna torácica" (30 vagas) - Fst. Prof.ª Ma. Karine Lopes (FCMS/JF e Espaço Maria Inês);
15h30 - Coffee-break;
16h - Minicurso "Taping elástico funcional: ombro" (30 vagas) - Fst. Lucas Assad (Espaço Maria Inês).
OBSERVAÇÃO: Bandagem elástica por conta do aluno participante.

Dia 19
9h - Caminhada/corrida orientada pelo professor Dirceu Ribeiro (FCMS/JF);
10h - Jogo: alunos x professores;
11h - Piquenique solidário: traga seu lanche para partilhar.

OBS.: programação sujeita a alterações por conta dos palestrantes, sem aviso prévio.