IFMSA realiza campanha contra prevenção ao câncer de próstata

Publicado em: 13/11/2017

Na próxima sexta-feira, dia 17, a IFMSA irá realizar uma ação de prevenção ao câncer de próstata no Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ). O objetivo é chamar atenção do público para os cuidados da saúde do homem.

A ação é promovida pelos integrantes da IFMSA e pretende avaliar os conhecimentos da população sobre o câncer de próstata e exames preventivos. De acordo com Júlia Machado Vieira, integrante da organização e aluna do 5ª período de medicina, é necessário conversar com o púbico a respeito da relevância em fazer exames, já que é um câncer muito prevalente nos homens e a maioria ainda se recusa a fazer acompanhamento médico ou até mesmo realizar o exame de toque.

"É um exame invasivo, e como temos uma cultura patriarcal e machista, para muitos homens o exame seria uma forma de ter sua masculinidade reduzida. Por ser feito na região anal, muitos atribuem a esse exame um comportamento homossexual, algo que eles não querem estar relacionados", esclarece Júlia.

No HMTJ, a IFMSA irá mostrar um modelo de próstata saudável e outro com a doença. A intenção é fazer sala de espera e tirar dúvidas das pessoas, explicando os sintomas e esclarecendo condutas a serem adotadas. "Essas ações devem ser realizadas periodicamente, porque atingimos um público que nem sempre tem acesso a este tipo de informação. A gente quer cada vez mais trazer estas informações para a população brasileira a fim de conscientizar sobre os exames e cuidados. As ações devem ser realizadas em locais diferentes, com um público diferente, mas o objetivo é o mesmo", comenta.

Além de levar explicações às pessoas, a IFMSA pretende realizar um trabalho de prevenção, evitando aumentar as tristes estatísticas. "A gente começando com a prevenção, acabamos também desonerando o sistema de saúde lá traz, quando a pessoa já descobre a doença e inicia o tratamento sem necessidade de cirurgia. Dessa forma, também aumentamos a expectativa e qualidade de vida das pessoas".

Os alunos que não são integrantes da IFMSA mas querem participar da ação podem se inscrever através do formulário de requerimento com os membros da organização. "Quem não é da IFMSA também pode participar da ação, mediante preenchimento do formulário. Essa é, inclusive, uma das formas de entrar na IFMSA. O aluno deve participar de pelo menos uma ação e entrar no processo de filiação", explica Júlia.

IFMSA

A International Federation of Medical Students' Associations (IFMSA) é uma organização não-governamental que representa associações de estudantes de medicina de todo o mundo. Fundada em maio de 1951 está presente em mais de 120 países.

Uma das principais atividades da IFMSA é a promoção de estágios clínicos e científicos internacionalmente. Cerca de 10.000 estudantes de medicina participam anualmente nestes intercâmbios. A IFMSA organiza também projetos, seminários e workshops nas áreas da saúde pública, educação médica, saúde reprodutiva e Aids e promove os direitos humanos e a paz junto das mais diversas instituições.

Chegou ao Brasil em 1991 e interliga estudantes de medicina de todo o país para fazer a diferença na sociedade e na formação médica. A IFMSA Brazil está presente em mais de 95 escolas médicas em 26 estados brasileiros, que possuem Comitês Locais ativos, que realizam atividades de representatividade estudantil; educação médica; promoção de saúde; produção científica; capacitação em gestão de recursos e intercâmbios acadêmicos, nacionais e internacionais, clínico-cirúrgicos e de pesquisa.

Os interessados estudar fora devem procurar os Coordenadores Locais (CLs) ou entrar em contato através do e-mail: atendimento@ifmsabrazil.org. Mais informações através do site da IFMSA Brazil.