Suprema na final dos Jogos Universitárius

Suprema na final dos Jogos Universitrius

Publicado em: 14/11/2017

A Faculdade Suprema está nas finais dos Jogos Universitárius 2017. A última etapa dos jogos acontece amanhã, quarta-feira, dia 15, a partir das 9h30, na Faculdade de Educação Física (Faefid) da UFJF. A Suprema irá disputar as finais do voleibol masculino, futsal masculino, handebol masculino (para o 3º ou 4º lugar) e final da peteca masculino.

Para o Coordenador de Esportes da Suprema, Dirceu Fábio Ribeiro, a edição 2017 foi a melhor até agora presenciada pela instituição. "Além destas modalidades, a Suprema está concorrendo à classificação geral dos jogos. Das 27 faculdades participantes, a Suprema conseguiu chegar até as finais, podendo ficar até em primeiro lugar geral", destaca Dirceu.

Ainda de acordo com Dirceu, este ano a Suprema levou aos jogos aproximadamente 150 alunos de todos os cursos da Faculdade, sempre com o apoio das atléticas de medicina e odontologia, que abraçaram a competição e ajudaram a representar a instituição. "Conquistamos já no primeiro semestre os títulos da natação, xadrez e futebol de campo, fazendo com que a Suprema apareça no cenário local como referência esportiva", comemora.

Dirceu afirma que o esporte é o melhor aliado da educação, pois ajuda o discente adquiri mais disciplina, concentração, além de causar um efeito anti-stress. "A Suprema acredita que o esporte educa e socializa, e através desses pilares, a gente contribui para uma formação melhor para o nosso estudante. Temos relatos de que os estudantes que possuem um Índice de Desenvolvimento Acadêmico (IDA) elevado estão vinculados ao esporte. O esporte não atrapalha os estudos, pelo contrário, vem para contribuir".

"A gente vem numa curva crescente muito boa. A Suprema está investindo no esporte desde 2006 e o resultado desses jogos revelam o esforço desse empenho. Nos últimos três anos já aparecemos no cenário local como uma referência e agora mostramos que viemos para ficar. Acabamos ficando com uma responsabilidade maior ainda para 2018. Espera-se muito agora da Suprema, com equipes bem organizadas, bem estruturadas, bem apresentadas, tudo o que o cenário local espera da Suprema", avalia Dirceu.

Após a competição, o Universitárius 2017 irá premiar os destaques de várias modalidades e estará incluso vários atletas da Suprema. O Universitarius, é uma competição esportiva que reúne atléticas de variados cursos e instituições de ensino superior de Juiz de Fora. Este ano, as disputas aconteceram de maio a novembro. As partidas começaram e terminam na Faefid.

Gincana Solidária

O Universitarius reúne atléticas de instituições públicas e privadas de Juiz de Fora. O torneio contou com modalidades individuais (atletismo, natação, tênis, xadrez) e coletivas (basquete, futsal, futebol, handebol, pebolim, peteca, vôlei) com equipes feminino e masculino.

Além de incentivar o desenvolvimento do esporte local e promover uma interação entre os estudantes, o Universitarius promoveu a Gincana Solidária. A cada mês, as atléticas tinham que recolher algum item específico e, conforme a quantidade arrecadada, somam pontos. Todos alimentos e materiais foram doados a instituições assistenciais locais.

"Durante o ano, o Jogos também ralizou uma gincana solidária, com arrecadação de doações para instituições de caridade. Foram várias etapas e a Suprema está em primeiro lugar geral na gincana. Durante todo o ano, a gente vem participando e conseguimos atingir a meta de 13 pontos. É uma preocupação que a gente tem, não só com o esporte, mas também com a intenção de ajudar quem precisa. Teve arrecadação de leite, material de limpeza e até doação de sangue para o Hemominas", comenta Dirceu.