Campanha Janeiro Branco se mantém viva durante todo o ano

Campanha Janeiro Branco se mantm viva durante todo o ano

Publicado em: 01/02/2018

Janeiro chegou ao fim... E os Programas de Apoio oferecidos aos estudantes da SUPREMA continuam em seu movimento de atenção e cuidado com a saúde mental. Para quem não sabe, o mês de janeiro é marcado pela Campanha "Janeiro Branco", que apresenta como objetivo sensibilizar toda a população para a prevenção e a promoção da saúde mental, para o cuidado dos fatores emocionais e as possíveis intervenções na presença do adoecimento psíquico.

O mês, escolhido por ser o primeiro do ano, é marcado pelo início, pela nova "página em branco a ser escrita da vida", pelos novos projetos e desejos; há uma preparação para o ano que começa.

As psicólogas e coordenadoras do NADD (Núcleo de Apoio ao Discente e ao Docente) e do Programa de Mentoring da SUPREMA, Renata Araújo e Laura Bechara, respectivamente, enfatizam a importância do espaço dentro da instituição para o cuidado com a saúde mental, através de encontros individuais e grupais. Desde o início da graduação, as psicólogas convidam os estudantes para um encontro de acolhimento grupal e um bate-papo individual para conhecerem cada estudante que está iniciando seus estudos na Faculdade. Ao longo do curso, encontros no Programa de Mentoring e atendimentos com a equipe do NADD mantêm este espaço de escuta e acolhimento das questões emocionais que envolvem o percurso acadêmico.

Elas destacam que, durante a trajetória acadêmica, os estudantes passam por diversas fases e objetivos, acompanhados por fatores pessoais, sociais, acadêmicos e vocacionais, com a construção de uma nova identidade - a identidade profissional - e, ao longo do caminho, podem ser acompanhados por dúvidas, incertezas, medos, desejos, realizações... Cada um vivencia estas experiências de uma forma, podendo alguns encontrarem nas mudanças "janelas de oportunidades" e outros desenvolverem sofrimento psíquico na presença delas.

Por isso, é importante que todos os estudantes e suas famílias saibam que podem contar com os Programas de Apoio da SUPREMA para serem acolhidos e atendidos.

Fica o convite: caso você, estudante, sentir vontade e necessidade de ser atendido por um destes Programas, procure-os!

A sala do NADD fica no 3º andar (sala 307), bloco A. Tel.: 2102-5047
A sala da coordenação do Mentoring fica no 3º andar (sala 305), bloco B. Tel.: 2102-5015

Lembre-se: Quem cuida da mente, cuida da vida!

Obs.: Em Juiz de Fora, a Campanha "Janeiro Branco" foi instituída no Calendário Oficial do Município através da Lei nº 13.517 no ano de 2017.