Aluna da Suprema também é destaque nas artes marciais

Aluna da Suprema tambm destaque nas artes marciais

Publicado em: 21/02/2018

Por trás da delicadeza de menina vive uma guerreira. Dentro e fora do tatame. A estudante do 6º período de Fisioterapia da Suprema Izabella Siqueira, 20, é dona de "uma explosão de golpes" conquistada em mais de 14 anos de incansáveis treinamentos e dedicação ao Taekwondo, a arte marcial do "caminho dos pés e das mãos". Bicampeã do Sulamericano Open Taekwondo (2007 e 2008), tricampeã Mineira (2008, 2013 e 2014), campeã da Seletiva Nacional Aberta sub-21 (2014), quarta colocada no Campeonato Brasileiro (2014) e vice campeã Mineira em 2015, Izabella ocupou 10º lugar no Ranking Nacional e ficou bem perto de integrar a seleção brasileira. Faixa preta, a atleta quer, agora, avançar para se tornar Mestre e conciliar a formação de novos atletas com as competições e, é claro, com a Fisioterapia.

"Luta mais dura fora do tatame"

Izabella Siqueira considera que apoio e estrutura adequada são essencais para ser um atleta de alto rendimento. "Minha luta sempre foi muito mais dura fora do tatame. A falta de patrocínio, em muitas ocasiões, me derrotou. Mas tudo isso serviu de experiência e aprendizado que, agora, busco compartilhar com os que estão começando. Quero dar apoio a eles através da minha profissão", diz. A estudante acrescenta que, apesar de ser um combate, o taekwondo tem uma filosofia de perseverança, integridade, autocontrole, cortesia, respeito e lealdade, valores que faz questão de aplicar na sua vida pessoal e de passar para os jovens que se inspiram nela.

Atualmente, além de se dedicar à faculdade, Izabella está focada nos treinamentos e em se recuperar completamente de uma lesão no joelho. "O conhecimento que já adquiri na faculdade, o apoio da academia do meu namorado - a Team Ribeiro - e dos professores e colegas da Suprema estão fazendo a diferença na minha recuperação. Agora, falta mesmo a confiança para soltar os chutes", brinca a estudante, que planeja se dedicar mais à modalidade de demonstração, sem descartar os campeonatos competitivos. "Estou pensando, mas é certo que a meta é chegar a Mestre e me formar na Suprema", ressalta.

Arte Milenar

Izabella começou a treinar em uma escolinha do bairro aos sete anos. Em 2012, Fernando Ribeiro, mestre de Taekwondo, reconheceu o potencial da garota que passou a ter um treinamento de alto rendimento e a disputar campeonatos oficiais. "Ele sempre me desafiava. Isso me motivava ", lembra a lutadora que chegava a passar o dia todo na academia - inclusive no horário das refeições.

Tão dedicada ao esporte quanto à vida acadêmica, Izabella estampa no rosto a paixão pela Fisioterapia e pela faculdade. "Na Suprema encontrei as melhores condições para me tornar uma grande profissional. " O Taekwondo nasceu há mais de 2 mil anos na Corea. A luta foi reconhecida como esporte oficial nos Jogos Olímpicos Sidney 2000. No Brasil, o primeiro campeonato ocorreu em 1973, em São Paulo.