Suprema conquista pódio no Futebol de Campo Universitarius 2017

Universitarius reuni atlticas de Juiz de Fora em disputas de diferentes modalidades

Publicado em: 30/05/2017

A Suprema conquistou seu primeiro lugar no Universitarius 2017, no último sábado (27), no centro esportivo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O Futebol de Campo Masculino foi a primeira modalidade a ser disputada, dando início ao evento.

O Universitarius é uma competição esportiva que reúne atléticas de variadas Instituições de Ensino Superior (IES) de Juiz de Fora. O torneio reúne modalidades individuais (atletismo, natação, tênis, xadrez) e coletivas (basquete, futsal, futebol, handebol, pebolim, peteca, vôlei) nos gêneros feminino e masculino. Este ano, o evento começou em maio e segue até novembro. Entretanto, a abertura oficial da competição ocorrerá em junho, na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF.

De acordo com a organização, 22 atléticas, de 27 IES, se inscreveram para esta edição do Universitarius. A organização do torneio afirma que a alteração no período de realização dos jogos deixa a disputa menos cansativa, e que espera atrair quase 1200 esportistas. O Universitarius pretende aumentar a participação de atividades esportivas em todas as IES, públicas e privadas da cidade, e promover a ampla mobilização de acadêmicos em torno do esporte.

A delegação da Suprema nos jogos é dirigida pelo Coordenador de Esportes, Dirceu Fábio Ribeiro, e conta com a participação de discentes de todos os cursos da Faculdade, tendo apoio das Atléticas Esportivas da Medicina e Odontologia. Para Dirceu, o principal objetivo do Universitarius é a integração que promove entre os estudantes e o espírito coletivo que gera entre os participantes.

"O esporte tem tudo a ver com saúde e, consequentemente, quanto mais estivermos envolvidos com atividades, maior a contribuição para uma melhor qualidade de vida dos nossos estudantes. Também conseguimos trabalhar alguns valores atrelados ao esporte, como disciplina, integração, o saber ganhar e perder. Vemos como fundamental a atividade física dentro da vida acadêmica. O desporto contribui para uma formação mais integrada do nosso aluno", avalia Dirceu. A delegação da Suprema é uma das maiores do evento, com 150 estudantes, disputando 13 modalidades.

Para o Diretor de Integração da Suprema, Jorge Montessi, o esporte, além de prevenir males, faz com que o aluno se sinta parte da instituição de ensino. "O esporte é saúde e previne doenças futuras e faz com que a pessoa crie, dentro do seu projeto de vida, uma competição saudável. O estudante aprende a ser competitivo dentro dos aspectos éticos e morais que o esporte transmite", afirma.

Ainda de acordo com Montessi, dentro da própria faculdade, o aluno gera uma identidade com a instituição. Ele cria o aspecto de que não está apenas estudando, mas também que representa as cores daquela faculdade. "Mostra a fidelização do aluno e o bem-estar que ele tem ao estar na Suprema. Ninguém defende as cores de uma entidade em que não se sente bem-vindo", conclui.

Através da prática desportiva universitária cada vez mais está sendo difundindo e reforçando a construção da cidadania e os ideais do movimento esportivo, estes direcionados para a construção de um mundo melhor e mais pacífico, livre de qualquer tipo de discriminação e dentro do espírito de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade, cultura da paz e fair-play.

Gincana Solidária

Além de incentivar o desenvolvimento do desporto local, e promover uma interação entre os estudantes, o Universitarius também irá promove uma Gincana Solidária. Em cada mês, as atléticas recolhem algum item específico, e conforme a quantidade arrecadada somaram pontos. No mês de maio foram recolhidos produtos de higiene pessoal, que serão doados para entidades da cidade.

Nesse quesito a Suprema também conquistou mais um pódio. "Ficamos em 2º lugar na Gincana, com 102 pontos. Estamos incentivando os alunos a participarem para auxiliar as pessoas. É importante eles estarem envolvidos em ajudar, em doar um pouco para quem não tem nada. Nossa ideia é valorizar o que temos e doar um pouco para quem não tem tanto", explica Dirceu.

Para o mês de junho, os itens recolhidos serão roupas de inverno. Os alunos da Suprema interessados em doar alguma peça podem se dirigir à Secretaria da Faculdade ou à sala de Esportes, localizada no Bloco B.