Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/supremagodaddy/public_html/noticia-interna.php on line 23
SUPREMA | Faculdade de Ciencias Medicas e da Saude de Juiz de Fora - FCMS/JF Notícias - Faculdade Suprema

SUPREMA | Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF

Reabilitação Virtual na Suprema

Alunos e profissionais realizam curso de capacitao com videogame

Publicado em: 06/06/2017

Alunos do curso de Fisioterapia da Suprema realizam um simpósio de Reabilitação Virtual na Faculdade, na próxima sexta-feira e sábado, dias 09 e 10. O evento conta com palestras e minicursos sobre a reabilitação virtual em diversos pacientes.


Segundo Stella Teixeira, aluna do 4º Período de Fisioterapia e uma das organizadoras do evento, o simpósio é essencial para discutir novas práticas e aprofundar em assuntos ainda não tão conhecidos dentro da comunidade acadêmica. "É um tratamento inovador, que chama a atenção do paciente, não torna a fisioterapia cansativa, dá um prazer para a pessoa fazer os exercícios", comenta.


Por ser uma terapia nova, ainda em desenvolvimento, poucos são os profissionais habilitados para sua execução. "Aqui em Juiz de Fora não há muitos fisioterapeutas que praticam essa reabilitação. Por isso resolvemos fazer essa capacitação para alunos e profissionais da área." O evento traz consigo especialistas do Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que ministram palestras e trazem mais conhecimentos para a área. "As palestras ajudam na formação acadêmica do aluno na base do aprendizado. Estudamos com pessoas de fora uma nova realidade. Os palestrantes são do Rio e BH e trazem bagagens que não aprendemos aqui. Então é bom para compartilhar tanto a vivência deles quanto a nossa, as experiências profissionais e os resultados obtidos", destaca Stella.


Durante os minicursos os alunos poderão presenciar na prática como o videogame pode ajudar na recuperação de pacientes que tiveram a função motora comprometida. Os jogos estimulam movimentos em pessoas idosas que não fazem atividade física, por exemplo. "Vamos trazer os videogames (Wii, Xbox), vamos usar a prática para demonstrar como funciona. Estamos ansiosos, pois queremos ver como que ocorre na realidade. O exercício do videogame ajuda a recuperar a mobilidade e a estimular o paciente a continuar na reabilitação". A reabilitação virtual trabalha com o equilíbrio, na restauração da locomoção motora, com pessoas que tiveram alguma lesão, principalmente em crianças, pois muitas vezes elas não gostam de fazer fisioterapia e o videogame acaba prendendo a atenção.


Ainda para Stella, esses eventos são muito importantes para os alunos e para a Suprema, pois servem para divulgar o que ocorre dentro da instituição e mostra a qualidade de ensino aqui ofertado. "É muito bom também porque gera informação, como é o caso desse Simpósio de Reabilitação Virtual, que é uma área nova em que poucos conhecem, mas que a Suprema empenha em trazer conteúdo novo para os seus membros. Poucos dominam o tema e trazer para nós cria conhecimento."


Tanto as palestras quanto os minicursos são voltadas para fisioterapeutas e estudantes que estejam interessados em aprender sobre o tema. O evento garante a entrega de um certificado de até 15 horas complementares. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira pelo telefone: (32) 99111-1839

Reabilitação Virtual

 

Canais Interativos

Podcast
Podcast

(32) 2101.5000

Alameda Salvaterra, nº 200, Bairro Salvaterra, CEP 36.033-003 - Juiz de Fora MG

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR


SUPREMA-Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial LTDA - CNPJ: 05.079.440/0001-08

Todos os Direitos Reservados

Futuro