Suprema discute Bioética na Abeno

Suprema discute Biotica na Abeno

Publicado em: 21/06/2017

A Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema, sedia no próximo mês a 52ª Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno). O evento tem como tema central "Dimensões do aprendizado na Graduação", e chama atenção para o aspecto multifacetado da formação em Odontologia, considerando elementos que interagem para a formação do cirurgião dentista.

São três dias de reuniões, discussões, palestras, apresentações de trabalhos, conferências e muito mais. Entre os assuntos abordados, está a Bioética e formação ética nos cursos de graduação e de pós-graduação na Odontologia, coordenado pela prof.ª. Mirelle Finkler, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A docente encabeça a Reunião Paralela de Professores de Bioética que será realizada durante a 52ª Reunião da Abeno, para a estruturação de um Grupo de Trabalho (GT) em Bioética na Odontologia.

"O objetivo principal da reunião será compor um GT para, a partir daí, passar a debater as demandas dos cursos de Odontologia e da própria Abeno relacionadas não apenas às disciplinas de Bioética, mas também outras questões que envolvem a dimensão ética da formação acadêmica", destaca Mirelle.

A professora ainda relata que a Abeno está incentivando a criação do GT para melhor definir os objetivos destas disciplinas que têm sido oferecidas, para analisar e contribuir com a formação de seus professores, avaliar como têm sido desenvolvidas (métodos, conteúdos, referenciais) e em que momentos dos cursos têm sido ministradas, quais suas potencialidades e principais dificuldades.

Além da presença da professora Mirelle Finkler, a 52ª Reunião da Abeno conta com a participação da secretária da Associação de Educação Dentária Europeia, professora Prof. Dra. Maria Cristina Manzanares Céspedes, da Universidade de Barcelona que irá ministrar uma conferência sobre Dimensões do Aprendizado na Graduação. O evento também recebe o Diretor de Avaliação do Ensino Superior INEP/ MEC, prof. Dr. Rui Barbosa de Brito Junior, numa palestra sobre o ENADE e as perspectivas para o futuro.

Há oito anos participando das assembleias da Abeno, a Suprema sempre teve vontade de sediar uma reunião e após um excelente trabalho conseguiu chamar a atenção da organização para uma oportunidade única. "As reuniões da Abeno nunca saíram das capitais e pela primeira vez na história da instituição, uma cidade do interior está sediando a reunião. A Suprema foi escolhida exatamente por estar se destacando no cenário nacional como uma Faculdade que se preocupa em fazer uma educação de qualidade", explica Rodrigo Guerra, professor e coordenador do curso de Odontologia da Suprema.

Para acessar o site oficial do evento clique aqui.