Ibitipoca Off Road é livre de carbono

10 de agosto de 2017

Ibitipoca Off Road é livre de carbono

Rally gera plantio de mudas da Mata Atlântica.

O 28º Ibitipoca Off Road, que ocorreu no último final de semana, conseguiu compensar a emissão de dióxido de carbono (CO2) lançados na atmosfera durante a competição. A organização do rally adotou medidas que neutralizaram o carbono, como a plantação de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e a medição do gás poluente presente no evento.

Por meio de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), toda a emissão resultante do Ibitipoca Off Road foi compensada por meio de mudas plantadas no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo. Para isso, o IBDN fez um levantamento da queima de combustível fóssil e gás liberados durantes os três dias da competição, bem como consumo de energia elétrica, produção de resíduos e descarte de material gráfico.

Isso faz parte para que a prova tenha a obtenção do selo Evento Neutro de Carbono, à cargo do IBDN. Toda a emissão de CO2, principal causador do efeito estufa, foi mapeada nos dias do evento para traçar o perfil das emissões de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera durante o enduro. O IBDN compensou o prejuízo com as mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Também foi estimado o consumo de mais de sete toneladas em resíduos e 1.250 kg em material de publicidade e promoção.

Mais de 800 mudas de espécies nativas devem ser plantadas numa área de 2 mil m². As árvores devem ser plantadas entre setembro e dezembro deste ano e como resultado, devem neutralizar cerca de 75 mil toneladas de carbono.

Assim como a organização do Ibitipoca Off Road, a Suprema também se preocupa com o bem-estar de seus alunos e funcionários, e como patrocinadora da competição, resolveu adotar medidas que contribuem para amenizar os gases causadores do efeito estufa. O diretor da Suprema, Ângelo Marciano Lopes, e sua equipe, plantaram mudas no terreno da Faculdade, para diminuir a ação do CO2.

Muda

28º Ibitipoca Off Road

O 28º Ipiranga Ibitipoca Off Road é um rally de regularidade, que neste ano contou com mais de 550 inscritos em 14 categorias de moto e cinco categorias de carro, com pilotos e navegadores de todo o Brasil. Com supervisão das federações estaduais de motociclismo e automobilismo, nas motos a prova conta pontos para o Campeonato Mineiro e para a Copa Estrada Real Off Road. Nos carros, os pontos valem para o Novo Rally Minas Gerais, competição lançada este ano.

A prova de motos conta com trilhas fantásticas entre as cidades de Juiz de Fora e Lima Duarte e o distrito de Conceição de Ibitipoca, na Zona da Mata de Minas Gerais. Na categoria master das motos, todo ano a disputa é um verdadeiro tira-teima entre os melhores pilotos do País, uma vez que reúne os líderes do Campeonato Brasileiro de Regularidade.

A alta quilometragem é considerada um dos principais desafios dos pilotos. Nas motos e por dia de prova, os percursos vão de 166km, em categorias como a Dupla Novatos, a até quase 200km, na Master. Já nos carros, em cinco categorias, serão cerca de 230km (em média) por dia.