Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/supremagodaddy/public_html/noticia-interna.php on line 23
SUPREMA | Faculdade de Ciencias Medicas e da Saude de Juiz de Fora - FCMS/JF Notícias - Faculdade Suprema

SUPREMA | Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF

Ibitipoca Off Road é livre de carbono

Ibitipoca Off Road livre de carbono

Publicado em: 10/08/2017

Rally gera plantio de mudas da Mata Atlântica.

 

O 28º Ibitipoca Off Road, que ocorreu no último final de semana, conseguiu compensar a emissão de dióxido de carbono (CO2) lançados na atmosfera durante a competição. A organização do rally adotou medidas que neutralizaram o carbono, como a plantação de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e a medição do gás poluente presente no evento.


Por meio de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), toda a emissão resultante do Ibitipoca Off Road foi compensada por meio de mudas plantadas no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo. Para isso, o IBDN fez um levantamento da queima de combustível fóssil e gás liberados durantes os três dias da competição, bem como consumo de energia elétrica, produção de resíduos e descarte de material gráfico.


Isso faz parte para que a prova tenha a obtenção do selo Evento Neutro de Carbono, à cargo do IBDN. Toda a emissão de CO2, principal causador do efeito estufa, foi mapeada nos dias do evento para traçar o perfil das emissões de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera durante o enduro. O IBDN compensou o prejuízo com as mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Também foi estimado o consumo de mais de sete toneladas em resíduos e 1.250 kg em material de publicidade e promoção.


Mais de 800 mudas de espécies nativas devem ser plantadas numa área de 2 mil m². As árvores devem ser plantadas entre setembro e dezembro deste ano e como resultado, devem neutralizar cerca de 75 mil toneladas de carbono.

 

Assim como a organização do Ibitipoca Off Road, a Suprema também se preocupa com o bem-estar de seus alunos e funcionários, e como patrocinadora da competição, resolveu adotar medidas que contribuem para amenizar os gases causadores do efeito estufa. O diretor da Suprema, Ângelo Marciano Lopes, e sua equipe, plantaram mudas no terreno da Faculdade, para diminuir a ação do CO2.  

 

Muda

 

28º Ibitipoca Off Road


O 28º Ipiranga Ibitipoca Off Road é um rally de regularidade, que neste ano contou com mais de 550 inscritos em 14 categorias de moto e cinco categorias de carro, com pilotos e navegadores de todo o Brasil. Com supervisão das federações estaduais de motociclismo e automobilismo, nas motos a prova conta pontos para o Campeonato Mineiro e para a Copa Estrada Real Off Road. Nos carros, os pontos valem para o Novo Rally Minas Gerais, competição lançada este ano.


A prova de motos conta com trilhas fantásticas entre as cidades de Juiz de Fora e Lima Duarte e o distrito de Conceição de Ibitipoca, na Zona da Mata de Minas Gerais. Na categoria master das motos, todo ano a disputa é um verdadeiro tira-teima entre os melhores pilotos do País, uma vez que reúne os líderes do Campeonato Brasileiro de Regularidade.


A alta quilometragem é considerada um dos principais desafios dos pilotos. Nas motos e por dia de prova, os percursos vão de 166km, em categorias como a Dupla Novatos, a até quase 200km, na Master. Já nos carros, em cinco categorias, serão cerca de 230km (em média) por dia.

 

 

Canais Interativos

Podcast
Podcast

(32) 2101.5000

Alameda Salvaterra, nº 200, Bairro Salvaterra, CEP 36.033-003 - Juiz de Fora MG

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR


SUPREMA-Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial LTDA - CNPJ: 05.079.440/0001-08

Todos os Direitos Reservados

Futuro