Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/supremagodaddy/public_html/noticia-interna.php on line 23
SUPREMA | Faculdade de Ciencias Medicas e da Saude de Juiz de Fora - FCMS/JF Notícias - Faculdade Suprema

SUPREMA | Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF

Ex-professor da Suprema publica livro de Literatura de Cordel

Ex-professor da Suprema publica livro de Literatura de Cordel

Publicado em: 14/07/2017


O ex-professor da Suprema, José Dias Ibiapina, lança amanhã (15/07), seu livro Literatura de Cordel, as histórias e as invencionices do professor Ibiapina. O evento ocorre no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), às 10h.


O professor José Dias Ibiapina, nasceu em Sobral no interior do Ceará, no ano de 1939 e veio para Juiz de Fora, onde fez carreira como pediatra, se tornando um dos mais queridos da cidade. Ministrou aulas de parasitologia nas Faculdades de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, da Faculdade de Barbacena e na Suprema.


"O que guardo da Suprema são as memórias dos excelentes alunos e professores. A Faculdade é uma das melhores em que trabalhei e sempre me deu total apoio. Uma coisa que chama atenção é o fato dos colegas de trabalho serem muito bem preparados e os alunos esforçados. Isso faz o diferencial numa instituição de ensino", revela Ibiapina.


Hoje aposentado, o professor continua dando asas à sua imaginação de sertanejo e presenteia as pessoas que o cercam com seus escritos, agora transformados em livro. Homem de personalidade rica, mente arejada e humor iluminado, grande contador de histórias e encantador de plateias, intérprete do cotidiano, das pessoas e da medicina, que tão bem soube traduzir para os seus versos.


Influenciado por escritores como Ariano Suassuna, Ibiapina começou a escrever ainda jovem sob os pseudônimos de Zoroastro, Galo da Campina, Zaratustra e Cantador do Sertão. Apesar de ter deixado o sertão nordestino, o Nordeste nunca saiu do professor.

 

O livro


A literatura de cordel, as histórias e invencionices do professor Ibiapina, possui 168 páginas, e conta com as ilustrações de Marcus Pedro. O prefácio é de Aldemir Negrão Martins, colega de profissão e amigo do autor. O texto em prosa e verso traça as memórias, as lembranças e as trajetórias da vida de familiares como seu pai, Antônio Félix Ibiapina, e de figuras populares de Juiz de Fora e de Sobral.


O grande diferencial da obra do professor Ibiapina está, sobretudo, na parte do livro sobre medicina em cordel. Os temas ligados a doenças, prevenção e tratamento objetivam informar e conscientizar a população sobre a importância de algumas patologias, entre elas, a dengue, tuberculose, leptospirose e hanseníase. A maioria das estrofes é composta por seis versos de sete sílabas, a chamada sextilha, costurada com métrica e rima dos versos pares, o segundo, o quarto e o sexto.

Data: 15 de julho (sábado) - 10h
Local: Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) - Rua Benjamin Constant, 790 - Centro / Juiz de Fora.
Telefone: (32) 3229-9070

O livro também pode ser adquirido pela internet na Livraria da Coopemed (www.coopmed.com.br), por R$ 40,00.


Abaixo, você confere um texto sobre a Suprema, contido no livro A literatura de cordel, as histórias e invencionices do professor Ibiapina.

 

Suprema

Aluna da Medicina
Tem o rosto de menina
Um colírio pra visão
Pros colegas, um conforto
Aqui não é aeroporto
E tem muito avião

Com uniforme de luto
Esconde seu corpo enxuto
Não inibe a cortesia
Funcionária da Suprema
Com dedicação extrema
Trabalha com alegria

Alunos bem motivados
Professores preparados
Funcionários de valor
Com total interação
Fazem da educação
Um trabalho de amor

 

Livro do Professor Ibiapina

 

Canais Interativos

Podcast
Podcast

(32) 2101.5000

Alameda Salvaterra, nº 200, Bairro Salvaterra, CEP 36.033-003 - Juiz de Fora MG

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR


SUPREMA-Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial LTDA - CNPJ: 05.079.440/0001-08

Todos os Direitos Reservados

Futuro