Professora da Suprema publica metanálise em revista internacional

Professora da Suprema publica metanlise em revista internacional

Publicado em: 08/05/2017

A fisioterapeuta e professora da Suprema, Zaqueline Guerra, teve um artigo aceito na revista científica internacional Journal of Neurologic Physical Therapy (JNPT). Ela publicou uma meta análise, onde avaliou ensaios clínicos seguindo critérios específicos.

Em sua proposta, a docente examinou ensaios clínicos que analisavam os efeitos do treinamento de uma técnica chamada "imagética motora", comparando os grupos experimentais com os grupos controles. Nessa técnica, o paciente, com a ajuda do fisioterapeuta, é orientado a imaginar determinada tarefa ou movimento funcional com o objetivo de favorecer o reaprendizado motor. O procedimento é usado em pacientes em diversas condições clínicas e com várias deficiências neurológicas, como Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Doença de Parkinson.

"Na nossa metanálise, avaliamos apenas estudos que mensuravam o efeito dessa técnica em pacientes pós-AVC. Então, o efeito da imagética motora foi estatisticamente significante e benéfico aos pacientes pós-AVC comparado aos do grupo controle, mas o grande questionamento que levantamos é ainda a baixa qualidade metodológica dos ensaios clínicos."

A metanálise aceita pela JNPT, faz parte do trabalho de doutorado, desenvolvido pela professora, com a orientação e colaboração dos professores Giancarlo Lucchetti e Alessadra Lucchetti. Zaqueline afirma que o fisioterapeuta precisa estabelecer planos de tratamento baseado na tríade da Fisioterapia baseada em evidências, que considera as provas científicas sobre determinada técnica ou conduta, os valores do paciente e as experiências clínicas do próprio profissional. "É preciso também se manter atualizado e contribuir para o melhor embasamento científico da Fisioterapia."

A fisioterapeuta ressalta que para os estudantes é importante começar desde cedo a entender a dinâmica entre a prática e a pesquisa científica. "A abordagem fisioterapêutica tem muitas técnicas que ainda precisam de um maior embasamento científico e o desafio é pesquisar com rigor metodológico e publicar nossos achados, auxiliando outros profissionais numa prática clínica de qualidade".