Parceiros parceiros
telefone ATENDIMENTO: (32) 2101.5000

O COMPLEXO DE TREINAMENTO

A Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema, em parceria com o Instituto Crispi de Cirurgias Minimamente Invasivas, mantém um dos mais modernos centros de treinamento em cirurgia laparoscópica da América Latina. O Centro de Treinamento possibilita o ensino de técnicas de cirurgias minimamente invasivas por meio de cursos de pós-graduações em ginecologia, urologia e cirurgia geral, de aperfeiçoamento e avançados.

O formato de ensino é dinâmico e se adequa às necessidades do aluno, foca na interação, e principalmente na pratica, por meio de cirurgias em vivolabs e simuladores. Para tanto, são oferecidas aulas teóricas e quatro estações de trabalho obrigatórias, equipadas com tecnologia de ponta, permitindo a vivência de situações reais e simuladas.

O centro, além de totalmente montado com equipamentos de última geração, conta com um moderno auditório multimídia para transmitir e receber aulas e cirurgias para diversas partes do mundo, numa troca de informações e técnicas de fundamental importância para médicos e estudantes. É também um centro de referência no treinamento dos profissionais e atendimento a pacientes com endometriose.

Cursos de Pós-Graduação e
Especialização em Cirururgia vídeolaparoscopia
em parceria com Instituto Crispi

Estações de trabalho e Técnicas Utilizadas

Em nosso curso de Pós-graduação Lato Sensu em Endoscopia Ginecológica os alunos irão ter contato com diversas estações
de trabalho onde irão desenvolver atividades práticas e técnicas para o perfeiçoamento da prática médica e cirúrgica.
Veja abaixo algumas destas estações:

Videolaparoscopia

Atendimento a Pacientes

As atividades práticas em pacientes ocorrem durante um final de semana no mês, no Centro Cirúrgico do Hospital Maternidade Therezinha de Jesus, onde os alunos participam de cirurgias Laparoscópicas inicialmente como auxiliares e, no decorrer dos cursos, participam como cirurgiões, sob a tutela de profissionais de altíssimo gabarito.

Histeroscopia

Análises e Discussões

Na videohisteroscopia os alunos fazem anamnese dirigida, participam da discussão dos casos e da confecção dos laudos. Nos exames atuam em todas as etapas: vaginoscopia, cervicoscopia, avaliação uterina e endometrial, biópsia dirigida e o manuseio com a ponteira Versapoint (energia bipolar)

Simulação Realística

Prática em tecido animal

Na prática em tecidos animais, o aluno tem a oportunidade de treinar, aplicando as diversas técnicas de dissecção cirúrgica, treinar a aplicação dos diversos meios de energia (monopolizar, bipolar, harmônico ensejo, entre outros) e do controle de sangramento através de suturas, utilizando produtos biológicos como hemostáticos e empregando técnicas cirúrgicas.

Discussão de Vídeos Cirurgias

Aprendendo através da experiência dos demais

Estação dedicada à discussão de exames e cirurgias em vídeo, focadas na análise de técnicas e na elaboração de táticas para melhor abordagem cirúrgica

Simuladores - Sistema EVA

Esse material mimetiza o tecido humano, oferecendo um treinamento realístico e eficiente. No seu treinamento o aluno terá a oportunidade de fazer video-laparoscopia com biópsias dirigidas e, em laparoscopia exérese de endometriomas de ovário, miaomectomia, histerectomia, suturas, hérnia, apendicectomia, vesícula ureterólises entre outras atividades.

Simulador Robótico Robotix Mentor e LapMentor Express

O futuro da medicina sendo ensinado hoje

Dispondo da tecnologia Robotix Mentor e LapMentor Express, o Instituto Crispi em parceria com a Endocompany, traz uma nova modalidade de treinamento em simuladores. Ela proporciona exercícios que mimetizam os principais procedimentos cirúrgicos assistidos por robô, contribuindo para o desenvolvimento técnico do aluno e para a redução da curva de aprendizagem.

Suprema Juiz de Fora