SUPREMA | Faculdade de Ciencias Medicas e da Saude de Juiz de Fora - FCMS/JF

SUPREMA | Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF

cursos

Graduação Enfermagem

Perfil do Egresso

Espera-se que o enfermeiro formado pela FCMS/JF apresente competências e habilidades para atuar na coordenação do processo de trabalho da Enfermagem, na qualificação de seus agentes e no desenvolvimento de ações cuidativas, educativas, gerenciais e de pesquisa junto ao indivíduo, à família e à coletividade; que tenha conhecimento técnico-cientifico, habilidades e compromisso para intervir de forma ética e política, observando os aspectos relacionados à valorização e defesa da vida; atender às necessidades de saúde do individuo no seu contexto biopsico-sociocultural, levando em consideração tanto o perfil epidemiológico da população local e regional, como a legislação e as instituições onde as ações serão realizadas, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Enfermagem, constantes na Resolução CNE/CES nº 03/2001 e no Projeto Pedagógico Institucional dessa Faculdade.


Áreas de Atuação

O enfermeiro atua na proteção, na promoção e na recuperação da saúde, bem como na prevenção de doenças. Em hospitais, é indispensável em todos os setores. Um importante campo de trabalho é o da saúde coletiva, na qual o profissional atua na promoção da saúde e na prevenção de doenças, realizando também trabalhos educativos nas comunidades.


A profissão está regulamentada pela Lei n.º 7.498, de 25/06/86, e pelo Decreto Federal n.º 94.406, de 08/06/87. O enfermeiro tem um amplo campo de atuação: hospitais, Unidades Básicas de Saúde, creches, berçários, indústrias, escolas, clínicas, atendimentos domiciliares, nos diversos órgãos do governo tais como: Forças Armadas, Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde Municipais e Estaduais, como profissional liberal em consultórios particulares, prestando assessoria e consultoria; em entidades da categoria tais como a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Conselho Federal de Enfermagem (COFEn), Conselho Regional de Enfermagem (COREn) e Sindicatos dos Enfermeiros; na área da educação na formação dos profissionais de enfermagem de nível médio e universitário.
As terapias alternativas também compõem o campo de atuação do enfermeiro, reconhecido no ano de 1997 pelo Conselho Federal de Enfermagem, que incluem Acupuntura, Terapia Floral, Fitoterapia e Toque Terapêutico.

Canais Interativos



JORNAL DA SUPREMA canal suprema
suprema jf

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Para receber as últimas notícias e atualizações

localizacao

(32) 2101.5000

Alameda Salvaterra, nº 200, Bairro Salvaterra, CEP 36.033-003 - Juiz de Fora MG

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR


Fies
Fies
Futuro Comunicacao