Ação na Suprema para o Dia Mundial do Coração

Ao na Suprema para o Dia Mundial do Corao

Publicado em: 28/09/2017

Amanhã, dia 29 de setembro, é o Dia Mundial do Coração. Para celebrar a data, a Faculdade Suprema promove uma ação para a conscientização dos cuidados com a saúde cardiovascular.

O objetivo da ação é promover eventos em todo o país em comemoração ao Dia Mundial do Coração. Cada regional da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR) irá contar com pelo menos um evento que pode será em formato de palestras ou ações na comunidade em geral.

Nós da Faculdade Suprema optamos por escolher o tema ‘Mova seu coração' no intuito de reforçar a prática regular de exercícios físicos", explica a professora do curso de Fisioterapia da Suprema, Ana Paula Ferreira. "Tentar diminuir o stress, procurar ter momentos de lazer, fazer acompanhamento junto à um profissional da área da saúde, são medidas que ajudam a prevenir e combater estas doenças".

Ana Paula diz que é preciso criar nas pessoas hábitos saudáveis, que ajudem a diminuir as chances de desenvolver doenças cardiovasculares. "É importante discutir e pensar sobre a conscientização de adotar medidas mais saudáveis para o coração, já que estes males são os principais causadores de morte no mundo", ressalta.

Segundo dados da Organizaão Mundial de Saúde, todos os anos, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 17,5 milhões de óbitos precoces, e que até 2030, esse número deverá aumentar para 23 milhões. "Vamos valorizar a prevenção: a boa notícia é que muitas doenças cardiovasculares podem ser evitadas fazendo apenas algumas mudanças diárias simples, como alimentar de forma mais saudável, fazer mais exercícios e parar de fumar", explica.

A ação, coordenada pelos professores Plinio dos Santos Ramos, Ana Paula Ferreira e Zaqueline Fernandes Guerra, responsável pela disciplina de Fisioterapia Cardiovascular, conta com a participação de alunos do 7º Período do curso de Fisioterapia. "Como futuros profissionais da saúde, eles são os divulgadores dessa consciência sobre os cuidados do coração", comenta Ana Paula.

Perguntada sobre o papel da fisioterapia no combate às doenças cardiovasculares, Ana Paula afirma que a fisioterapia atua na forma preventiva e na reabilitação cardiovascular. Esta ação, em parceria com a ASSOBRAFIR ocorre no país todo, e nossos alunos e professores atuarão dentro da instituição e do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ).

Mensagem da ASSOBRAFIR:

"Neste Dia Mundial do Coração, certifique-se de compartilhar o poder e dizer ao mundo o que você e sua família estão fazendo para fazer uma mudança duradoura para sua saúde. Alimente seu coração. Mova seu coração. Ame seu coração. E compartilhe o poder!"

"Cuidar do seu coração começa com o entendimento do seu risco cardiovascular. Então certifique-se de conhecer tudo sobre sua saúde. Procure um profissional de saúde para acompanhamento. Lembre-se, o conhecimento é poder! "