Projeto Fênix no Hospital Ascomcer

Projeto Fnix no Hospital Ascomcer

Publicado em: 10/10/2017

Aconteceu na manhã do último sábado, 7, a primeira edição do Projeto Fênix no auditório do Hospital Ascomcer. O projeto contou com oficinas de lenço, maquiagem e origami, além de uma apresentação de dança, e atendeu a pacientes e funcionárias do hospital.

De acordo com Lucas Santana, aluno de medicina do 4º Período, membro da IFMSA e um dos organizadores do evento, o Projeto Fênix é uma iniciativa dos próprios alunos em levar um atendimento mais humanizado às pacientes em tratamento de câncer de mama.

"Escolhemos o Ascomcer para abordar as pacientes que estão em tratamento de câncer. A origem da palavra fênix, que é uma palavra grega, é uma ave que quando chega ao fim da vida, ela queima e ressurge das cinzas. O objetivo da atividade é renascer a esperança dessas mulheres que estão passando por este momento, pois é um tratamento invasivo, muitas delas acabam perdendo a sua identidade feminina. Então é uma atividade para renascer a beleza interior da paciente", explica o estudante.

A atividade aconteceu por volta das 9h e contou com oficina de maquiagem, através de doações, oficina da amarração de lenço, com mais de 300 lenços customizados, e também oficina de origami. No meio dessas atividades aconteceu uma apresentação de balé, com alunas de balé.

"Acho que o principal dessas atividades é a parte da humanização. Se colocar no lugar do paciente, um dos principais objetivos da IFMSA é justamente buscar a humanização do paciente e buscar aproximar o contato do acadêmico e o paciente, mas sem ter uma visão profissional, mas sim humanística. Estamos lá apenas para acolher aquelas mulheres", comenta Lucas.

O discente ainda explica que apesar haver uma maior conscientização sobre o câncer de mama, ainda não justifica a falta de acompanhamento médico regular.

IFMSA

A International Federation of Medical Students' Associations (IFMSA) é uma organização não-governamental que representa associações de estudantes de medicina de todo o mundo. Fundada em maio de 1951 está presente em mais de 120 países.

Uma das principais atividades da IFMSA é a promoção de estágios clínicos e científicos internacionalmente. Cerca de 10.000 estudantes de medicina participam anualmente nestes intercâmbios. A IFMSA organiza também projetos, seminários e workshops nas áreas da saúde pública, educação médica, saúde reprodutiva e Aids e promove os direitos humanos e a paz junto das mais diversas instituições.

Chegou ao Brasil em 1991 e interliga estudantes de medicina de todo o país para fazer a diferença na sociedade e na formação médica. A IFMSA Brazil está presente em mais de 95 escolas médicas em 26 estados brasileiros, que possuem Comitês Locais ativos, que realizam atividades de representatividade estudantil; educação médica; promoção de saúde; produção científica; capacitação em gestão de recursos e intercâmbios acadêmicos, nacionais e internacionais, clínico-cirúrgicos e de pesquisa.

Os interessados estudar fora devem procurar os Coordenadores Locais (CLs) ou entrar em contato através do e-mail: atendimento@ifmsabrazil.org. Mais informações através do site da IFMSA Brazil.

Para ver todas as fotos, clique aqui