Atendimento dermatológico gratuito no HMTJ

Atendimento dermatolgico gratuito no HMTJ

Publicado em: 27/11/2017

No dia 02 de dezembro, sábado, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove, em todo o Brasil, um Dia de Atendimento e Esclarecimento da população sobre o câncer da pele. Em Juiz de Fora, a ação ocorrerá no Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ), de 9 às 15h. O atendimento é gratuito e aberto a todas as pessoas.

O Dia representa o início da Campanha Dezembro Laranja, que também tem o objetivo de alertar a população para a prevenção do Câncer da Pele. Além dos atendimentos gratuitos da população em busca de lesões de câncer de pele, também estão previstas atividades educativas, como aulas expositivas sobre fotoproteção e sobre como suspeitar do câncer da pele.

De acordo com o professor da Suprema e Coordenador da ação, Aloísio Gamonal, esta é a oitava vez que ocorre no HMTJ um mutirão de atendimento ao público sobre os cuidados e prevenção ao câncer de pele. "Nós vamos oferecer às pessoas orientações e informações a respeito do câncer de pele, de como cuidar da pele, a cautela com o sol e em caso positivo de confirmação de alguma doença, encaminhar para o tratamento", explica. O professor ainda diz que o atendimento será por ordem de chegada e estará aberto a todos que quiserem saber mais sobre os riscos de câncer de pele. Em edições anteriores, o mutirão chegou a atender cerca de 300 pessoas.

Desde a implantação da campanha, em 1999, foram atendidas mais de 500 mil pessoas em todo o Brasil, com 40 mil casos da doença detectados. Atualmente, a ação nacional assiste a cerca de 30 mil pessoas a cada ano por meio do Exame Preventivo Gratuito contra o câncer da pele.
Sobre o câncer da pele

O câncer da pele corresponde a cerca de 1/3 dos diagnósticos de câncer no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano registrados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta que as pessoas se examinem com periodicidade, consultando um dermatologista em caso de suspeita. Também é importante que se examine familiares, pois muitas vezes os cânceres podem aparecer em regiões que impossíveis de se ver sozinho. Ao se expor, é importante que se use o protetor solar nas áreas expostas, mesmo em dias frios e nublados, reaplicando o produto a cada quatro horas no dia a dia e a cada duas horas nos períodos de maior exposição solar.

Dezembro Laranja - "Se exponha, mas não se queime"

Atenta a esse alto índice do Câncer da Pele no Brasil e no mundo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desenvolve, desde 2014, o movimento Dezembro Laranja, com a promoção de uma série de iniciativas de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, incluindo a importância da fotoproteção para a redução dos riscos.

Sob o slogan "Se exponha mas não se queime", a campanha pretende conscientizar e educar as pessoas sobre os riscos do câncer da pele decorrentes da exposição excessiva ao sol sem proteção, lembrando que filtro solar não é o único cuidado contra a radiação ultravioleta. A mensagem visa atingir, sobretudo, quem trabalha sob o sol ou ao ar livre e as pessoas em seu cotidiano profissional e em momentos de lazer.

A recomendação é de que usem equipamentos de proteção individual (EPI): chapéus de abas largas, óculos escuros, roupas de cubram boa parte do corpo e protetores solares com fator mínimo de proteção solar (FPS) 15. A hidratação constante também faz parte dessas medidas fotoprotetoras, sem esquecer de evitar os horários de maior insolação: das 10h às 16h.

Locais de atendimento no Dia de Atendimento e Esclarecimento da população sobre o câncer da pele:

• Juiz de Fora

Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora
Coordenadora local: Shirley Gamonal
Serviço de Dermatologia - R. Eugênio Nascimento, s/nº - B. Dom Bosco
Contato para o público: (32) 4009-5300 / 4009-5100

Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário e Maternidade Therezinha de Jesus
Coordenador local: Aloísio Gamonal
Rua Dr. Dirceu de Andrade, 33 - B. São Mateus