Confraternização do Programa Integrador

Confraternizao do Programa Integrador

Publicado em: 14/12/2017

Na terça-feira, dia 5 de dezembro, aconteceu no Anfiteatro da Suprema a I Tarde de Convivência do Programa Integrador (PI). O evento reuniu professores, agentes de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Juiz de Fora, diretores e outros membros da equipe do PI.

O objetivo foi confraternizar com toda a equipe e agradecer pelo apoio durante o ano letivo. "Já temos mais de 12 anos que atuamos com essas UBS, é uma parceria que temos com a prefeitura. A ideia é agradecer essa parceria e valorizar o trabalho dos agentes de saúde", esclarece a coordenadora do PI, a professora Cláudia Moura.

A docente explica que esse foi o primeiro evento, mas que pretende repetir a confraternização todos os anos.

"O PI é uma exigência do MEC, que coloca que a inserção precoce do estudante dentro das comunidades seja constante. O que a gente percebe nesses anos é a evolução desse estudante. O estudante que tem uma vivência dentro do programa acaba melhorando em outras áreas também. Ele se torna proativo, ele sabe resolver as questões que são dadas a ele. A metodologia faz com que ele aprenda muito mais, porque ele vivencia, ele estuda aquilo que viu, e evolui até como pessoa, cidadão", explica.

Cláudia afirma que até julho de 2017 eram sete UBS que contavam com o apoio do PI, mas agora já são 10. E em cada uma das UBS, o programa leva cerca de 24 alunos, que atuam de segunda a sexta-feira nas comunidades.

"Quando se faz um evento como esse, acaba dando uma levantada no astral de todos que atuam no programa. Você valoriza as pessoas. Tivemos um momento com música, com a presença dos diretores da Suprema. Isso dá uma renovada para a gente iniciar um novo semestre, mostrando que a Suprema está nas comunidades, mas que também está valorizando tudo o que foi feito no ano. A equipe é muito importante para a gente, é o nosso cenário de prática, sem ele a gente não consegue ensinar os alunos", comenta.

Os professores que fazem parte do PI também concordam com Cláudia. O professor Newton Lesso Junio, afirma que é um momento de valorização da equipe multiprofissional. "É um momento que reforça o laço entre as instituições e mostra a valorização dos agentes perante a faculdade. Serve pra juntar sociedade e instituição num ato único. Traz um valor muito grande às agentes, para se sentirem comprometidas com a Suprema, sem contar que demonstra o reconhecimento da Suprema", avalia o docente.

Para ver todas as fotos clique aqui