I Simpósio de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Zona da Mata Mineira

I Simpsio de Doenas Infecciosas e Parasitrias da Zona da Mata Mineira

Publicado em: 20/04/2018

A Faculdade Suprema discute na próxima semana, 23 e 24, as doenças parasitárias que mais atingem os brasileiros, e que voltaram a aparecer com mais frequência nos últimos tempos. O I Simpósio de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Zona da Mata Mineira acontece no Anfiteatro da Suprema e é aberto aos estudantes e profissionais da área da saúde.

O Simpósio vai abordar as parasitologias mais comuns aos brasileiros, como a doença de chagas, leishmaniose, chikungunya, dengue, zika e doenças sexualmente transmissíveis como a gonorreia e sífilis.

O principal objetivo do simpósio é atualizar os profissionais e acadêmicos sobre as doenças infecciosas e parasitárias. "Entendê-las é importante, para identificarmos o porquê de elas estarem voltando, e por que elas são negligenciadas na maioria dos casos. A gente acha importante dar um vislumbre para elas", explica Beatriz Zamagna, acadêmica de medicina da Suprema e organizadora do evento.

"Igual a sífilis, teve um tempo em que ela ficou sobre controle e agora ela é uma doença remergente, ela está voltando, está tendo epidemia de sífilis, por isso é importante tratar com muito cuidado. Assim como a doença de chagas, outra infecção que voltou com força nos últimos tempos", esclarece.

O evento ainda vai trazer pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para debaterem métodos de combate às infecções. "São pesquisadores da Fiocruz que têm PhD, formação fora do país", comenta Beatriz.

A inscrição via site poderá ser feita até domingo, ou presencialmente no dia do evento, caso tenha vagas disponíveis. "A região toda está se inscrevendo, já temos mais de 140 pessoas confirmadas no simpósio. Ele ainda garante certificado aos participantes", diz.

✔Valores:

➡️ Acadêmicos: R$30,00
➡️ Profissionais: R$55,00

✔Programação:

1° Dia - 23/04

16:00 Apresentação de trabalhos
17:30 Credenciamento
18:00 Cerimônia de Abertura
18:30 Epidemiologia da Toxoplasmose (Dra. Regina Amendoeira)
19:20 Leishmaniose, uma doença negligenciada e seus vetores no Brasil (PhD. Maurício Vilela)
20:10 Mosquitos vetores de patógenos causadores de Febre Amarela, Dengue, Zica, Chikungunya, Febre do Nilo Ocidental e Malária (PhD. Anthony Guimarães)
21:00 Mesa Redonda - Abordagem Clínica das Doenças Discutidas no dia (Dr. Guilherme Côrtes)