Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/supremagodaddy/public_html/noticia-interna.php on line 23
Atlas de Parasitologia é produzido pelos cursos de Farmácia e Medicina da Suprema Notícias - Faculdade Suprema

SUPREMA | Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF

Atlas de Parasitologia é produzido pelos cursos de Farmácia e Medicina da Suprema

Publicado em: 05/06/2020

Os estudantes e docente da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde – Suprema produziram o Texto & Atlas de Parasitologia – Volume 1 – Helmintos. A obra traz sete capítulos, com imagens e textos, das mais frequentes helmintíases que ocorrem no Brasil, abordando principalmente ciclo biológico, sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento.

 

O Atlas foi idealizado a partir de estudos e pesquisas com a orientação da professora Dra. Patrícia Guedes Garcia e os estudantes do curso de Farmácia e curso de Medicina da Suprema: Mariana Hauck, Mariana Baptista, Amanda Gusmão, Eleusa Nogueira e Oswaldo Cruz.  

 

Como a Suprema possui um vasto acervo de lâminas de parasitologia, a partir de fotografias feitas de campos microscópicos, deu-se início ao  o banco de imagens. Logo após esse processo, foram incluídas imagens de sites e artigos de referência no assunto e, por fim, a associação de textos explicativos sobre as doenças parasitárias.

 

A professora Patrícia Guedes reforça a relevância do  estudo sobre Parasitologia Humana. Segundo ela, as “doenças infecto-parasitárias configuram importante problema de saúde pública e estão entre as principais causas de morte em todo mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde”.

 

O Volume 2 do Atlas de Parasitologia já está sendo produzido e abordará os protozoários.

 

 

Parasitologia Médica, um setor da Parasitologia Humana, estuda os helmintos e protozoários causadores de doenças no homem, sendo diversos os agentes etiológicos envolvidos, cujas características são peculiares aos gêneros e espécies, o que exige estudo detalhado dos ciclos biológicos para melhor compreensão dos sinais e sintomas relacionados a cada parasitose.

Parasitologia Clínica é de fundamental importância no diagnóstico final. Os laboratórios clínicos devem ter profissionais capacitados a executarem e interpretarem técnicas de diagnósticos parasitológicos, sorológicos ou até mesmo de biologia molecular.

Canais Interativos

Podcast
Podcast

(32) 2101.5000

Alameda Salvaterra, nº 200, Bairro Salvaterra, CEP 36.033-003 - Juiz de Fora MG

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR


SUPREMA-Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial LTDA - CNPJ: 05.079.440/0001-08

Todos os Direitos Reservados

Futuro