Pós-Graduação Lato-Sensu em Fisioterapia

Fisioterapia Pneumofuncional

Objetivo Geral

Qualificar o fisioterapeuta para o exercício profissional especializado na área Respiratória (pulmonar e ou cárdio-pulmonar), para atuar com competência nos diferentes âmbitos em que exerce a prática profissional, tendo como princípios uma perspectiva de educação continuada, de construção e socialização de conhecimentos e práticas de promoção da saúde em seu campo de ação, comprometidas em seu conjunto, com os problemas da sociedade, voltadas para atenção básica de saúde, para a assistência hospitalar, para práticas de prevenção e de reabilitação da saúde, pautando a formação dos profissionais em princípios humanísticos, éticos e de exercício da cidadania.

Objetivos Específicos:

• Proporcionar ao fisioterapeuta, o aprofundamento científico nas metodologias que embasam a práxis da Fisioterapia Respiratória.
  • Oferecer fundamentação teórico/prática para aperfeiçoar a assistência fisioterapeutica, em Unidades de Terapia Intensiva, Enfermarias e ambulatórios direcionados para pacientes com disfunções cardíacas e respiratórias.
  • Estimular a formação acadêmica e a produção científica. E capacitar o fisioterapeuta para desenvolver trabalho em equipes multidisciplinares na área de saúde, em ambientes ambulatoriais e hospitalares.
  • Possibilitar a apropriação dos conhecimentos teóricos, que aliados a experiência pessoal, permitirão, novas possibilidades de olhar para a prática e analisá-la, superando a simples reprodução de práticas.
  • Conhecer, elaborar e aplicar os recursos da Fisioterapia respiratória em pacientes pediátricos e adultos em terapia intensiva ou ambulatorial.
  • Levar o estudante a refletir sobre os avanços teóricos e tecnológicos voltados para a profilaxia e tratamento das patologias relacionadas à Fisioterapia Respiratória.
  • Elaborar e aplicar um programa de tratamento em pacientes graves durante a ventilação mecânica pós desmame.
  • Utilizar recursos não invasivos de suporte ventilatório.
  • Integrar na atividade assistencial os métodos de diagnóstico por imagem, diagnóstico clínico e laboratorial.
  • Adquirir conhecimentos para interpretar os principais exames de imagem.
  • Capacitar o aluno a elaborar um programa fisioterapêutico eficaz para as complicações mais comuns em ambiente hospitalar (enfermaria, UTI adulta e neonatal).
  • Desenvolver um senso crítico nas diversas formas de intervenções fisioterapêuticas.
  • Desenvolver o aprendizado através de investigações científicas.
  • Veja mais informações
Público-alvo Profissionais de Fisioterapia

Período 360h/a

Duração 18 meses
Aulas mensais: sexta-feira de 14h às 22h e sábado de 8h às 18h.

Local Campus FCMS-JF
Alameda Salvaterra, nº 200, Bairro Salvaterra

MÓDULOS

• Anatomia do Sistema Cardiorrespiratório; Fisiologia do Sistema Cardiorrespiratório;
  • Fisiopatologia Cardiovascular;
  • Fisiopatologia Respiratória;
  • Diagnóstico por Imagem;
  • Fisioterapia Respiratória em Pediatria;
  • Disturbios Cardiorespiratórios do Sono;
  • Avaliação Ampla do Paciente Crítico/Farmacologia Aplicada em UTI, Pneumologia e Cardiologia;
  • Fisioterapia em Cirurgia Torácica e Abdominal;
  • Reabilitação Cardíaca;
  • Fisioterapia Respiratória em UTI I;
  • Fisioterapia Respiratória em UTI Neonatal;
  • Ventilação Mecânica I;
  • Ventilação Mecânica II;
  • Métodos e Técnicas de Ensino e Pesquisa;
  • Trabalho de conclusão de curso.

Documentos necessários para inscrição:

• 1 foto 3X4;
  • CPF (cópia e original);
  • RG (cópia e original);
  • título de eleitor (cópia e original);
  • comprovante de residência;
  • diploma (cópia e original);
  • currículo;
  • taxa de matrícula (a ser quitada no ato da matrícula).

Outros Cursos - Pós-Graduação

Canais Interativos