Pós-Graduação Lato-Sensu em Fisioterapia

Fisioterapia Traumato-Ortopedia

Objetivo Geral

Qualificar o fisioterapeuta para o exercício profissional especializado na área de traumato-ortopedia para atuar com competência nos diferentes âmbitos em que exerce a prática profissional, tendo como princípios uma perspectiva de educação continuada, de construção e socialização de conhecimentos e práticas de promoção da saúde em seu campo de ação, comprometidas em seu conjunto com os problemas da sociedade, voltadas para a atenção básica de saúde, para a assistência hospitalar, para as práticas de prevenção e de reabilitação da saúde, pautando a formação dos profissionais em princípios humanísticos, éticos e de exercício da cidadania. Oferecendo fundamentação teórico/prática para aperfeiçoar a assistência fisioterapêutica nas disfunções musculo esqueléticas desde o diagnóstico cinético-funcional à elaboração de conduta e programa fisioterápico e a aplicação a alta fisioterapêutica.

Objetivos Específicos:

• Proporcionar ao fisioterapeuta, o aprofundamento científico nas metodologias que embasam a práxis da Fisioterapia Traumato-Ortopédica.
  • Oferecer fundamentação teórico/prática para aperfeiçoar a assistência fisioterapêutica em treumato-ortopedia, nos três níveis de atenção à saúde.
  • Estimular a formação acadêmica e a produção científica. E capacitar o fisioterapeuta para desenvolver trabalho em equipes multidisciplinares na área de saúde, em ambientes ambulatoriais e hospitalares.
  • Possibilitar a apropriação dos conhecimentos teóricos, que aliados a experiência pessoal, permitirão, novas possibilidades de olhar para a prática e analisá-la, superando a simples reprodução de práticas.
  • Conhecer, elaborar e aplicar os recursos da Fisioterapia Traumato-ortopédica.
  • Levar o estudante a refletir sobre os avanços teóricos e tecnológicos voltados para a profilaxia e tratamento das patologias relacionadas à Fisioterapia Traumato-ortopédica.
  • Elaborar e aplicar um programa de tratamento em pacientes com disfunções osteomioarticulares.
  • Integrar na atividade assistencial os métodos de diagnóstico por imagem, diagnóstico clínico e laboratorial.
  • Adquirir conhecimentos para interpretar os principais exames de imagem;
  • Capacitar o aluno a elaborar um programa fisioterapêutico eficaz para as complicações mais comuns no campo da traumato-ortopedia;
  • Desenvolver um senso crítico nas diversas formas de intervenções fisioterapêuticas;
  • Desenvolver o aprendizado através de investigações científicas.
  • Veja mais informações
Público-alvo Profissionais de Fisioterapia

Período 360h/a

Duração 18 meses
Aulas Mensais - sexta-feira de 14h ás 22h e sábado de 8h às 18h

Local Campus FCMS-JF
Alameda Salvaterra, nº 200, Bairro Salvaterra

MÓDULOS

• Histologia e embriologia de músculos ligamentos tendões e ossos; Anatomia morfológica e palpatória do MMSS e do MMII;
  • Cinesiologia e Biomecânica dos MMSS e MMII;
  • Diagnóstico por imagem;
  • Análise da Marcha Normal e Patológica;
  • Atualização em eletroterapia, fototerapia e termoterapia e terapias manuais hidroterapia e hidrocinesioterapia;
  • Estudos Avançados em Recursos Físicos para controle da dor e da Inflamação I e II;
  • Avaliação e recuperação funcional dos MMSS;
  • Avaliação e recuperação dos MMII;
  • Avaliação e recuperação funcional da coluna vertebral;
  • Prática no HMTJ;
  • Métodos e Técnicas de Ensino e Pesquisa;
  • Trabalho de conclusão de curso.

Documentos necessários para inscrição:

• 1 foto 3X4;
  • CPF (cópia e original);
  • RG (cópia e original);
  • título de eleitor (cópia e original);
  • comprovante de residência;
  • diploma (cópia e original);
  • currículo;
  • taxa de matrícula (a ser quitada no ato da matrícula).

Outros Cursos - Pós-Graduação

Canais Interativos