Pós-Graduação Lato-Sensu Multiprofissional

Neurologia Comportamental e Cognitiva

O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROLOGIA COMPORTAMENTAL E COGNITIVA TEM COMO OBJETIVO.

• Descrever as bases anatômicas, fisiológicas, fisiopatológicas e clínicas das principais síndromes cognitivas e comportamentais.

• Descrever as principais características clínicas e aspectos relacionados ao diagnóstico e tratamento das demências e outras síndromes cognitivas e comportamentais.

• Discutir os conceitos atuais das principais causas de demências: doença de Alzheimer, comprometimento cognitivo vascular, demência com corpos de Lewy e demência fronto-temporal.

• Realizar treinamento através do atendimento de pacientes neurológicos em ambulatório didático.

• Discutir a indicação e a interpretação dos principais testes diagnósticos como neuroimagem, líquido cefalorraquidiano, testes laboratoriais (incluindo os novos marcadores biológicos).

• Discutir a indicação e os princípios básicos da avaliação neuropsicológica.

• Realizar treinamento prático em avaliação cognitiva objetiva.

• Apresentar protocolos terapêuticos para os principais distúrbios cognitivos e comportamentais.

• Orientar programas de prevenção e reabilitação cognitiva.

COORDENAÇÃO:

Prof. Dr.Marcos Moreira (http://lattes.cnpq.br/4755588158416535)

Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia. Doutor em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Medicina pela Santa Casa de São Paulo. Professor Adjunto de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora. Professor Adjunto do Departamento de Farmacologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Chefe do Serviço de Neurologia do Hospital Maternidade Therezinha de Jesus. Coordenador do Programa de Residência Médica em Neurologia do Hospital Maternidade Therezinha de Jesus.

Público-alvo Médicos e outros profissionais afins (psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e outros) que atendem pacientes com demências e outros transtornos cognitivos
Médicos residentes (Clínica Médica, Geriatria, Medicina da Família e Comunidade, Neurologia e Psiquiatria)
Alunos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu em área relacionada à neurologia comportamental

Período e Periodicidade Às sextas-feiras de 08 às 17H e aos sábados de 08H às 18H. Às sextas-feiras haverá atividades práticas no HMTJ a partir das 8H

Carga Horária 360 Horas/ aula.

Local Campus Suprema
Alameda Salvaterra, nº 200, Salvaterra, CEP 36.033-003 - Juiz de Fora - MG

MÓDULOS

• Introdução à Neurologia Comportamental NeuroAnatomia da Cognição;
  • Bases NeuroBiológicas do Aprendizado e da Memória/ Discussão de Casos
  • Bases NeuroBiológicas da Atenção e das Funções Executivas/ Discussão de Casos
    Métodos e Técnicas de Ensino e
  • Bases NeuroBiológicas da Linguagem/ Discussão de Casos
  • Bases NeuroBiológicas do Comportamento e das Emoções/ Discussão de Casos
  • Bases NeuroBiológicas da Praxia e Habilidade Vísuo-Espacial/ Discussão de Casos
  • Prática Ambulatorial/ Conceito e Classificação das Demências e outras Síndromes Cognitivas
  • Prática Ambulatorial/ Doença de Alzheimer: Critérios Clínicos e Biológicos
  • Prática Ambulatorial/ Comprometimento Cognitivo Vascular
  • Prática Ambulatorial/ Demência com Corpos de Lewy/ Demência na Doença de Parkinson
  • Prática Ambulatorial/ Demência Frontotemporal variante/ Comportamental/ Afasia Progressiva Primária
  • Prática Ambulatorial/ Demências Potencialmente Reversíveis
  • Prática Ambulatorial/ Neuropsicofarmacologia das Alterações/ Comportamentais e do Humor
  • Prática Ambulatorial/ Hidrocefalia de Pressão Normal/ Encefalopatia Traumática Crônica
  • Prevenção das Demências/ Aspectos Éticos nas Demências

Documentos necessários para inscrição:

• 1 foto 3X4;
  • CPF (cópia e original);
  • RG (cópia e original);
  • título de eleitor (cópia e original);
  • comprovante de residência;
  • diploma (cópia e original);
  • currículo;
  • taxa de matrícula (a ser quitada no ato da matrícula).

Outros Cursos - Pós-Graduação

Canais Interativos