Edital Projeto \"Sa├║de Bucal em UTI\" 02-18
19/11/2018


PROJETO DE EXTENSÃO CONTINUADA

EDITAL N º. 07/2018

 

O Diretor Geral da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora, no uso de suas atribuições regimentais, publica o seguinte Edital:

 


Art.1º. Estarão abertas, no período de 30 de agosto a 03 de setembro de 2018 das 08 às 17h (exceto sábado e domingo) na Central de Informações e na Secretaria Acadêmica do HMTJ da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF, as inscrições para os estudantes do curso de Odontologia interessados à seleção do Projeto de Extensão Saúde Bucal em UTI.

 

Art.2º. O Projeto será aberto para atender as normas estabelecidas pelo Núcleo de Desenvolvimento Científica e Tecnológico - NDCT e pelo Diretor de Ensino Pesquisa e Extensão- DEPE.

 

Art.3º. Poderão participar do processo seletivo estudantes a partir do 3º período do curso de Odontologia, sendo selecionados apenas 08 (oito) do curso de Odontologia para participarem do projeto.



Art.4º. O processo de seleção, constando de uma entrevista e de uma prova descritiva sobre "A importância da manutenção da saúde bucal em pacientes da UTI", será realizado no dia 04 de setembro de 2018 das 17hs às 19hs no Hospital Maternidade Therezinha de Jesus, na Sala 103.



Art.5º. O resultado da seleção será divulgado no Quadro de Avisos da FCMS/JF e no HMTJ no dia 06 de setembro de 2018 após as 8 horas.

 

Art.6º. Os estudantes selecionados iniciarão suas atividades em 11 de setembro com término previsto para dezembro de 2018.


Art.7º. O estudante deverá cumprir uma carga horária de 32 horas mensais, incluindo participação presencial em capacitações teóricas e práticas, execução das tarefas propostas, organização, avaliação dos resultados e elaboração do relatório de atividades.


Art.8º. O projeto se desenvolverá às terças-feiras de cada mês, inicialmente, no turno da manhã, e no restante dos dias da semana em turnos alternados, durante o segundo semestre de 2018.


Art.9º. Após apresentação do relatório semestral, os estudantes que cumpriram 100% de presença, receberão certificado de participação no projeto.


Art.10. Referências indicadas para estudo: 
Danckert R, Ryan A., Plummer V., Williams C. Hospitalisation impacts on oral hygiene: an audit of oral hygiene in a metropolitan health service. Scand J Caring Sci; 2015; 30; 129-134. 
São Paulo. Secretaria de Saúde. Manual de odontologia hospitalar. São Paulo: Grupo Técnico de Odontologia Hospitalar, 2012.
Schlesener V. R. F., Rosa U. D., Raupp S. M. M. O cuidado com a saúde bucal de pacientes em UTI. Cinergis; 2012 jan/mar; 13 (1): 73-77. 
Souza A. F., Guimarães A. C., Ferreira , E. F.. Avaliação da implementação de novo protocolo de higiene bucal em um centro de terapia intensiva para prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica. Rev Min Enferm. 2013 jan/ mar; 17(1): 177-184 .
Sousa, L.V.S., Pereira, A. F. V., Silva, N. B. S. A atuação do cirurgião-Dentista no atendimento hospitalar. Rev. Ciênc. Saúde; 2014 jan/jun; 16 (1): 39-45.


Art.11. Os alunos interessados poderão obter maiores informações com o Coordenador Professor Rodrigo Guerra de Oliveira e Professora Thalyta dos Reis Furlani Zouain Ferreira.

 

DÊ-SE CIÊNCIA E PUBLIQUE-SE

 

Dr. Jorge Montessi
Diretor Geral da FCMS/JF