Edital do Projeto de Extensão Arteterapia e Saúde Mental - 06.05.2022
06/05/2022


PROJETO DE EXTENSÃO

 

EDITAL N º. 11/2022

 

O Diretor Geral da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora, no uso de suas atribuições regimentais, publica o seguinte Edital:

 

Art. 1º. Estarão abertas, no período de 07/05/2022 até às 23h59m do dia 15/05/2022, as inscrições para os estudantes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Medicina, interessados no processo seletivo do Projeto de Extensão Arteterapia e Saúde Mental.

 

Art. 2º. O Projeto será aberto para atender as normas estabelecidas pelo Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - NDCT e pelo Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão- DEPE.

 

Art. 3º. Poderão participar do processo seletivo estudantes que, no período de inscrição, estiverem matriculados entre 3º e 6º períodos do curso de Enfermagem, Fisioterapia e Medicina, sendo selecionados seis vagas (duas para cada curso) para participarem do Projeto.

 

Art. 4º. Antes de efetuar o pedido de inscrição on-line e o envio da documentação, o candidato deverá necessariamente conhecer todas as regras contidas neste edital e se certificar de efetivamente preencher todos os requisitos exigidos.

 

Art. 5º. O processo de seleção terá duas etapas:

 

- 1ª ETAPA DE CARÁTER ELIMINATÓRIO E CLASSIFICATÓRIO: os candidatos terão de:

  1. preencher    o   Formulário   de    Inscrição    on-linedisponível no link https://forms.gle/WJM9XieidpbDFCr98

 

  1. enviar seu Currículo Lattes para o e-mail: projetoextensaosaudemental@gmail.com  até o  dia 15/05/2022 às 23h59m.

 

  1. Currículo Lattes

 

Parágrafo Único: O resultado da primeira etapa, referente à aprovação dos candidatos que participarão da segunda etapa do processo, será divulgado no dia 23/05/2022 no grupo de WhatsApp referente ao processo seletivo e via Instagram (@arteterapia_saudemental).

O preenchimento das vagas obedecerá a ordem de classificação e os candidatos suplentes comporão a lista de espera.

 

- 2ª ETAPA: ENTREVISTA COM OS CLASSIFICADOS PARA A SEGUNDA FASE:

 

  1. Será realizada nos dias 01 de junho de 2022, com início às 15 horas na Faculdade SUPREMA. A sala será divulgada posteriormente.
  2. A entrevista terá duração de 15 minutos para cada candidato.

 

Art. 8º. O resultado final da seleção será fixado no mural da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde/SUPREMA, no dia 03/06/2022,  após às 16:00 horas. A listagem dos candidatos selecionados será divulgada no grupo de WhatsApp referente ao processo seletivo e via Instagram (@arteterapia_saudemental), constando o nome dos candidatos aprovados. O preenchimento das vagas obedecerá a ordem de classificação, e os candidatos suplentes comporão a lista de espera.

 

Art. 9º. Os estudantes selecionados, como voluntários, iniciarão suas atividades em 06/06/2022 com término previsto para 30/11/2022. (Exceto nos períodos de recesso, feriados e férias que constam no calendário da Faculdade de Ciências Médicas e Saúde de Juiz de Fora – Suprema - sujeito a alterações).

 

Art. 10. O estudante deverá cumprir uma carga horária de 80 horas durante todo o projeto, distribuídas na participação em oficinas terapêuticas de música, dança,  confecção de instrumentos, pintura, artesanato, jogos entre outras atividades bem como a organização de material didático e informativo, elaboração de trabalho, coleta de dados e produção científica. Além disso, haverá apresentação de seminários quinzenalmente.

 

Art.11. O projeto se desenvolverá 15 (dias) de cada mês, com dois estudantes específicos para cada 2 dias, no Hospital Ana Nery, durante período de junho à novembro de 2022. Além disso, 1 dia de cada mês será destinado a reuniões teóricas de capacitações continuadas e produções científicas, relacionadas a temática do projeto. (Exceto nos períodos de recesso, feriados e férias que constam no calendário da Faculdade de Ciências Médicas e Saúde de Juiz de Fora – Suprema - sujeito a alterações).

 

Art.12. Uma vez inscrito, serão aceitas 2 ausências em cada atividade, com justificativa preenchida através de formulário próprio, a ser analisada pelos componentes da Coordenação do Voluntariado e entregue com prazo máximo de 03 dias.

 

Art.13. Após apresentação do relatório semestral, os estudantes que cumprirem 100% de presença, receberão certificado de participação no projeto.

 

Art. 14. O candidato será responsável por qualquer erro ou omissão no preenchimento da ficha de inscrição.

 

Art.15. Os alunos interessados poderão obter maiores informações com as Professoras Érika Bicalho de Almeida Brugger e Gisele FernandesTarma Cordeiro.

 

 

DÊ-SE CIÊNCIA E PUBLIQUE-SE

 

 

 

Prof. Jorge Montessi

Diretor Geral da FCMS/JF