Edital do Projeto de Extensão - Empreendedorismo  e educação em Saúde na Escola  - 02.03.2023
02/03/2023


PROJETO DE EXTENSÃO

EDITAL N º. 06/2023

 

        O Diretor Geral da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora, no uso de suas atribuições regimentais, publica o seguinte Edital:  

 

Art. 1º. Estarão abertas no período de 01/03 a 08/03 de 2023, das 08h às 17h, por meio do link https://my.forms.app/form/63fa918e58bdbc2585804665, as inscrições para os estudantes do 2º ao 7º período do curso de Enfermagem, interessados à seleção do Projeto de Extensão - “Empreendedorismo  e educação em Saúde na Escola” 

 

Art. 2º. O Projeto será aberto para atender as normas estabelecidas pelo Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - NDCT e pelo Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão- DEPE.

 

Art. 3º. O Projeto tem como objetivos: a) contribuir para a comunidade escolar através da expansão do saber acadêmico em ações de educação, conscientização e promoção à saúde no âmbito escolar. B) disseminar a cultura empreendedora aos estudantes de Ensino Médio das escolas do município e cursos técnicos; C) estimular os estudantes para o desenvolvimento de sua capacidade empreendedora, buscar oportunidades, e o desenvolvimento de atitudes empreendedoras e criativas. Foi organizado pelos graduandos de Enfermagem:  Aline Aparecida Destro e Hebert Almeida Apolinário Coutinho sob orientação das Professoras Ângela Peters e Rita de Cássia Almeida da Costa.

Art. 4º. Art. 4º. O Programa de Extensão tem, entre outras finalidades, permitir aos estudantes buscar solucionar problemas existentes, de interesse e necessidade da sociedade, ampliando a relação desta com a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora, pois envolvem ações de conscientização, capacitação, difusão de informação, tecnologia e cultura, consultorias, entre outras, através da participação em projetos de extensão.

 Art. 5º. O presente documento tem por objetivo orientar docentes e discentes sobre a realização – abertura e encerramento – do projeto de extensão.

§ 1º.  Fluxograma de um Projeto de Extensão:

  1. Solicitação de abertura de Projeto de Extensão por parte do docente ou discente.
  1. Análise da relevância e da possibilidade de execução do Projeto, feita pela Coordenação de Extensão.
  1. Análise da situação do professor, Coordenador do Projeto, feita pela Coordenação de Extensão.
  1. Preenchimento do Formulário de abertura de Projeto de Extensão. no site da Faculdade, por parte do docente ou discente.
  1. Criação e envio do Edital do Projeto de Extensão. pelo Professor proponente, para a Coordenação de Extensão.
  1. Aprovação do Edital, pelas Coordenações de Extensão e Pedagógica.
  2. Envio do Edital para o Setor de Marketing da FCMS/JF, pela Coordenação Pedagógica, para publicação no site da Faculdade.
  1. Postagem do Edital no site da FCMS/JF, pelo Setor de Comunicação e Marketing.

§ 2º.  Sendo o projeto de extensão deferido pela Coordenação de Extensão, este será agraciado com a bolsa de extensão no valor de R$ 200,00.

§ 3º.  A seleção do estudante que receberá o benefício se dará pela análise do IDA, sendo que o valor recebido deverá ser dividido por todos os estudantes participantes do projeto.

§ 4º.  Estudantes bolsistas do PROUNI e FIES deverão procurar o setor financeiro para que possam receber o valor em espécie.

§ 5º. Os estudantes contemplados serão beneficiados pela bolsa de extensão durante a vigência do projeto de extensão.

 

Art. 6º. Poderão participar do processo seletivo estudantes do 2º ao 7º período do curso de Enfermagem, sendo selecionadas dez (10) vagas para participarem do Projeto.

 

Art. 7º. O processo de seleção constará de 2 etapas: a) a primeira será avaliação do Índice de Desenvolvimento Acadêmico – “IDA” (mínimo 6,0 pontos) e uma entrevista para conhecer o perfil do estudante e analisar seu conhecimento em relação ao tema do projeto, seu interesse e suas expectativas afim de avaliar- e selecionar aqueles que atenderem melhor as expectativas do projeto

 

§ 1º. Os inscritos na primeira etapa receberão um e-mail com o resultado da primeira etapa, no dia 13/03/2023. Os candidatos aprovados para a segunda etapa, receberão neste mesmo e-mail, o horário de sua entrevista, que começará a partir das 19hs do dia 17/03/2023, seguindo a ordem alfabética, na plataforma Google Meet.

§ 2º. Os candidatos deverão demonstrar capacidade de promover educação em saúde. Serão avaliados: clareza, objetividade/criatividade, sequência lógica, capacidade de alusão e explicação de temas de saúde para crianças e adolescentes.

§ 3º. O critério de desempate será a participação em monitorias, ligas acadêmicas e projetos de extensão, prestados anteriormente.

§ 4º. Os candidatos aprovados para a segunda etapa (entrevista) terão 2 minutos de tolerância a atraso, no horário pré-estabelecido de sua entrevista, estando sujeito à desclassificação em tempos superiores ao supracitado.

 

Art. 8º. O resultado da seleção será divulgado, por e-mail, enviado aos inscritos no dia 20/03/23

 

Art. 9º. Os estudantes selecionados, como voluntários, iniciarão suas atividades em 03/04/2023, com término previsto para 03/04/2024. (Exceto no período de férias e recesso escolar). As atividades acontecerão quinzenalmente, em horário a ser combinado nas escolas.

 

Art. 10. O estudante deverá cumprir uma carga horária de 12 horas mensais, incluindo organização, elaboração de trabalho, coleta de dados, produção científica, apresentações, amostras cientificas, palestras nas escolas com temas previamente escolhido e/ou solicitado pelos coordenadores escolares, teatros, produção de vídeos, apresentação aulas teóricas e práticas relacionadas ao tema de interesse.

 

Art. 11. O projeto se desenvolverá quinzenalmente no período estipulado no Art. 7º, de maneira presencial, de acordo com o calendário acadêmico disponibilizado pela Faculdade.

 

Art. 12. Após apresentação do relatório final, os estudantes que cumpriram 100% de presença, receberão certificado de participação no projeto.

 

Art.13. Os estudantes interessados poderão obter maiores informações com a Professora Ângela Peters ou no e-mail do projeto: angelapeters.enf@gmail.com

 

 

 

DÊ-SE CIÊNCIA E PUBLIQUE-SE

 

Prof. Jorge Montessi

Diretor Geral da FCMS/JF