PROJETO DE EXTENSÃO EDITAL N º. 30/2024
11/09/2024


 

 

FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS

E DA SAÚDE DE JUIZ DE FORA

 

PROJETO DE EXTENSÃO

EDITAL N º. 30/2024

 

        O Diretor Geral da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora, no uso de suas atribuições regimentais, publica o seguinte Edital:  

 

Art. 1º. Estarão abertas no período de 07 a 18 de outubro de 2024, das 08h às 17h, na secretaria da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde – SUPREMA as inscrições para os estudantes do 3º ao 10º período do curso de Medicina, e do 3º ao 8º período dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia, interessados à seleção do Projeto de Extensão - “Mãos que Protegem”. 

Art. 2º. O Projeto tem como objetivos:

I – Educação em saúde pública com foco em prevenção de queimaduras;

II – Disseminar informação, por meio de ações sociais com outros órgãos competentes, como corpo de bombeiros;

III – Disseminar informação via marketing em redes sociais, como Instagram;

IV- Promover eventos, como workshops, sobre manejo de queimaduras;

V- Promover salas de espera em Unidades Básicas de Saúde (UBS) com enfoque educativo;

VI- Produções científicas.

Art. 3º. O Programa de Extensão tem, entre outras finalidades: a) Promover disseminação de informação sobre prevenção de queimaduras; b) Educar a sociedade, com enfoque na Atenção Primária à Saúde; c) Estimular a produção científica na área.

 Art. 4º. O Projeto de Extensão foi fundado pelos graduandos de Medicina Isa Maria de Camargo Silva, Fabiana Guimarães Brum de Castro, Laura Malta Dias Martins e Nicole Fortes Maciel, sob orientação da Professora Andréa Cristine Saggioro Oliveira.

 Art. 5º. O presente documento tem por objetivo orientar docentes e discentes sobre a realização – abertura e encerramento – do projeto de extensão.

§ 1º.  Fluxograma de um Projeto de Extensão:

  1. Solicitação de abertura de Projeto de Extensão por parte do docente ou discente.
  1. Análise da relevância e da possibilidade de execução do Projeto, feita pela Coordenação de Extensão.
  1. Análise da situação do professor, Coordenador do Projeto, feita pela Coordenação de Extensão.
  1. Preenchimento do Formulário de abertura de Projeto de Extensão. no site da Faculdade, por parte do docente ou discente.
  1. Criação e envio do Edital do Projeto de Extensão. pelo Professor proponente, para a Coordenação de Extensão.
  1. Aprovação do Edital, pelas Coordenações de Extensão e Pedagógica.
  2. Envio do Edital para o Setor de Marketing da FCMS/JF, pela Coordenação Pedagógica, para publicação no site da Faculdade.
  1. Postagem do Edital no site da FCMS/JF, pelo Setor de Comunicação e Marketing.

 

Art. 6º. Poderão participar do processo seletivo estudantes do 3º ao 10º período do curso de Medicina, 3º ao 8º período de Fisioterapia e 3º ao 8º período de Enfermagem sendo selecionadas 20 vagas no total para participarem do Projeto, direcionando 4 vagas para diretoria fundadora, 16 vagas para processo seletivo, sendo 8 vagas para o curso de Medicina e o restante para os cursos de Fisioterapia e Enfermagem:

Art. 7º. O processo de seleção constará de 1 etapa: Um breve texto explicando o motivo da inscrição, seu conhecimento em relação ao tema do projeto, seu interesse, suas expectativas e a análise do IDA (Índice de Desenvolvimento Acadêmico). Este texto deverá ser enviado através de um Formulário on-line do Google, disponibilizado pelas mídias sociais do projeto, a fim de avaliar e selecionar aqueles que atenderem melhor as expectativas do projeto.

Parágrafo Único. O critério de desempate será́ o maior IDA do discente, independente do curso de graduação.

Art. 8º. O resultado da seleção será divulgado, por e-mail, enviado via Instagram aos inscritos, no dia 23/10/2024.

Art. 9º. Os estudantes selecionados, como voluntários, iniciarão suas atividades em 30/10/2024, com término previsto para 30/10/2025. (Exceto no período de férias e recesso escolar).

Art. 10. O estudante deverá cumprir uma carga horária de 12 horas semanais, incluindo organização, elaboração de trabalho, coleta de dados, produção científica, apresentações, amostras cientificas, palestras com temas previamente escolhido e/ou solicitado, produção conteúdo e participação das Salas de Espera. Deverá fazer 1 post informativo para o Instagram do Projeto, além de participar de ao menos 1 projeto de extensão por semestre. Além de participar das reuniões presenciais ordinárias.

Art. 11. O projeto se desenvolverá conforme as ações estipuladas no Art. 10, de maneira presencial ou on-line, de acordo com o calendário acadêmico disponibilizado pela Faculdade.

Art. 12. Os membros da diretoria que optarem por permanecer no Projeto poderão escolher continuar ou não na função de diretor.

Art.13. A renovação da diretoria do Projeto será́ feita mediante eleições internas em reunião ordinária dos membros efetivos com a diretoria, tendo candidatos por indicação e “autoindicação”.

§ 1º. A diretoria deve ser formada por, no máximo, 4 membros, incluindo os diretores que optarem por permanecer nas suas funções.

       ​§ 2º. A candidatura só́ pode ser feita entre os membros efetivos do Projeto.

§ 3º. Em caso de empate, será́ eleito o candidato que tenha mais períodos cursados na Faculdade.

§ 4º. Em caso de manutenção do empate, será eleito o candidato que tiver mais votos entre os diretores.

Art. 14. Cabe a diretoria eleita na reunião ordinária garantir a manutenção do Projeto, junto com os demais membros que desejem permanecer no Projeto.

Art. 15. Após apresentação do relatório final, os estudantes que cumpriram 80% de suas obrigações já citadas, receberão certificado de participação no projeto.

Art. 16. Os estudantes interessados poderão obter maiores informações com as alunas: Isa Maria de Camargo Silva (isamariadecamargo@gmail.com), Fabiana Guimarães Brum de Castro (fabianabrummedicina@gmail.com), Laura Malta Dias Martins (maltalaura2001@gmail.com), Nicole Fortes Maciel (nicolefmacieljf@gmail.com) e com a professora Andréa Cristine Saggioro Oliveira (saggioroandrea@gmail.com).

 

 

DÊ-SE CIÊNCIA E PUBLIQUE-SE

 

 

Prof. Jorge Montessi

Diretor Geral da FCMS/JF