Edital do Projeto de Extensão - “Enfermagem na escola” - 07.11.2022
07/11/2022


PROJETO DE EXTENSÃO

EDITAL N º. 26/2022

 

 O Diretor Geral da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF), no uso de suas atribuições regimentais, publica o seguinte Edital:

Art. 1º. Estarão abertas, no período de 07 a 12 de novembro de 2022 das 08h às 17h através do link https://forms.gle/if1vSv82o5vSAvfA8, as inscrições para os estudantes do 2º ao 5º período do curso de Enfermagem, interessados à seleção do Projeto de Extensão - “Enfermagem na escola”.

Art. 2º. O Projeto será aberto para atender as normas estabelecidas pelo Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - NDCT e pelo Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão- DEPE.

Art. 3º. O Projeto tem como objetivos: a) contribuir para a comunidade escolar por meio da expansão do saber acadêmico em ações de educação, conscientização e promoção à saúde no âmbito escolar e b) discutir temáticas relacionadas com a saúde pública no contexto nacional, estadual e municipal, integrando acadêmicos, professores, gestores e profissionais de saúde. Foi organizado pelas graduandas de Enfermagem Esther Suellem Rocha, Sara Carvalho Ignácio e Taise Miguel Vieira sob orientação das Professoras Ângela Peters e Rita de Cássia Almeida da Costa.

Art. 4º. Poderão participar do processo seletivo estudantes do 2º ao 5º período do curso de Enfermagem, sendo selecionadas dez (10) vagas para participarem do Projeto.

Art. 5º. O processo de seleção constará de 2 etapas: a) a primeira será avaliação do Índice de Desenvolvimento Acadêmico – “IDA” (mínimo 7,0 pontos) e análise curricular que será realizada em 16/11/22, sendo selecionados os 10 maiores IDAs. b) a segunda etapa constará de uma apresentação, com tema sugerido pelas organizadoras, relacionado a uma ação educacional de enfermagem escolar, com duração de 10 minutos.

§ 1º. Os inscritos na primeira etapa receberão um e-mail com o resultado dessa etapa, no dia 17/11/2022. Os candidatos aprovados para a segunda etapa receberão, neste mesmo e-mail, o horário de sua apresentação, que começará a partir das 19hs do dia 18/11/2022, seguindo a ordem alfabética, na plataforma Google Meet.

§ 2º. Os candidatos deverão demonstrar capacidade de promover educação em saúde. Serão avaliados: clareza, objetividade/criatividade, sequência lógica, capacidade de alusão e explicação de temas de saúde para crianças e adolescentes.

§ 3º. O critério de desempate será a participação em monitorias, ligas acadêmicas e projetos de extensão, prestadas anteriormente.

§ 4º. Os candidatos aprovados para a segunda etapa terão 2 minutos de tolerância a atraso, no horário pré-estabelecido de sua discussão, estando sujeito à desclassificação em tempos superiores ao supracitado.

Art. 6º. O resultado da seleção será divulgado, por e-mail, enviado aos inscritos no dia 21/11/22

Art. 7º. Os estudantes selecionados, como voluntários, iniciarão suas atividades em 23/11/2022, com término previsto para 30/11/2023. (Exceto no período de férias e recesso escolar). As atividades acontecerão quinzenalmente, em horário a ser combinado nas escolas.

Art. 8º. O estudante deverá cumprir uma carga horária de 12 horas mensais, incluindo organização, elaboração de trabalho, coleta de dados, produção científica, apresentações, amostras cientificas, palestras nas escolas com temas previamente escolhido e/ou solicitado pelos coordenadores escolares, teatros, produção de vídeos, apresentação aulas teóricas e práticas relacionadas ao tema de interesse.

Art. 9º. O projeto se desenvolverá quinzenalmente no período estipulado no Art. 7º, de maneira presencial, de acordo com o calendário acadêmico disponibilizado pela Faculdade.

Art. 10. Após apresentação do relatório final, os estudantes que cumpriram 100% de presença, receberão certificado de participação no projeto.

Art.11. Os estudantes interessados poderão obter maiores informações com a Professora Ângela Peters ou no e-mail do projeto: angelapeters.enf@gmail.com.

 

DÊ-SE CIÊNCIA E PUBLIQUE-SE

 

Prof. Jorge Montessi

Diretor Geral da FCMS/JF