Edital do Projeto de Extensão de Educação Ambiental “ECOAr” - 03.11.2022
03/11/2022


PROJETO DE EXTENSÃO

EDITAL N º. 25/2022

O Diretor Geral da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora, no uso de suas atribuições regimentais, publica o seguinte Edital:

Art. 1º. Estarão abertas, no período de 04/11/2022 até 18/11/2022 na Central de Informações da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF e na Secretaria Acadêmica do HMTJ, as inscrições para os estudantes dos cursos de Medicina, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Enfermagem interessados à seleção do Projeto de Extensão de Educação Ambiental “ECOAr”.

Art. 2º. O Projeto será aberto para atender às normas estabelecidas pelo Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - NDCT e pelo Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão DEPE.

Art. 3º. Poderão participar do processo seletivo todos os estudantes matriculados na Instituição, independente do período, sendo selecionados até 16 (dezesseis) estudantes para participarem do Projeto.

Art. 4º. O processo de seleção, constando de um formulário Google, terá início a partir das 10 horas do dia 04/11/2022. 

Art. 5º. O resultado da seleção será divulgado no Quadro de Avisos da FCMS/JF e através das redes sociais do Projeto no dia 21/11/2022.

Art. 6º. Os estudantes selecionados, como voluntários, iniciarão suas atividades em 23/11/2022 com término previsto para novembro de 2023. (Exceto período de férias e recesso escolar – de acordo com o calendário acadêmico da FCMS/JF).

Art. 7º. A carga horária total do Projeto será de 160 horas. O estudante deverá cumprir com a carga horária de um (1) encontro semanal, totalizando 2 horas por semana. Serão em média 40 encontros anuais, totalizando 80 horas. A carga horária restante, 80 horas, será distribuída nas demais atividades do Projeto. Essas atividades incluem: a) reunião para organização das ações, b) capacitação em educação ambiental e sustentabilidade na área da saúde, c) produção de conteúdo digital, d) articulação de ações com os serviços/escolas/programas a serem beneficiados pelo Projeto, e) ações sociais voltadas para a comunidade em geral e para os alunos da FCMS/JF, f) ações em parceria com as Associações de Coleta Seletiva do município, g) organização de evento e h) produção de uma cartilha digital de educação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Art. 8º. A realização das atividades do Projeto “ECOAr” é obrigatória no período letivo, exceto nos períodos de provas, previstos no calendário semestral da FCMS/JF e no período de férias/recessos das atividades curriculares da FCMS/JF.

Art. 9º. Após a apresentação do relatório anual, os estudantes que cumpriram 90% de presença, receberão certificado de participação no Projeto.

Art. 10. As Atividades Voluntárias têm o objetivo de promover a saúde por meio de ações de educação ambiental e sustentabilidade, incentivando o protagonismo do estudante da área da saúde.

 

 

Serão elas:

 

  1. Voluntariado ambiental: ações de educação ambiental e desenvolvimento sustentável

O Voluntariado ambiental tem como objetivo a prevenção e promoção da saúde, com enfoque na educação ambiental e no desenvolvimento sustentável. As atividades ocorrerão regularmente, em diferentes cenários com grupos de no mínimo cinco (05) alunos do Projeto. As ações serão realizadas nos seguintes cenários: programas e serviços de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, Unidades Básicas de Saúde – UBS veiculadas a FCMS/JF, no território de comunidades a serem definidos, nas Escolas Públicas de Juiz de Fora e na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde – FCMS.

 

  1. Educação ambiental: produção de conteúdo digital e acesso à informação

A produção de conteúdo digital tem como objetivo, através do acesso à informação e conhecimento, incentivar a mudança de hábitos, comportamentos e atitudes, contribuindo para a educação ambiental dos indivíduos, promoção da saúde e desenvolvimento sustentável da sociedade.

 

  1. Atividades com as Associações de Coleta Seletiva de Juiz de Fora

As atividades, com as Associações de Coleta Seletiva de Juiz de Fora, têm como objetivo valorizar as associações de catadores de coleta seletiva, incentivar a reciclagem, reaproveitamento e descarte correto dos materiais recicláveis. A parceria será realizada através de capacitação direcionada aos membros do Projeto ECOAr, ações de incentivo às associações, ações sociais em conjunto com as associações e divulgação dos pontos de coleta seletiva.

 

  1. Produção de uma cartilha digital interativa de educação ambiental e desenvolvimento sustentável

A produção de uma cartilha digital interativa tem como objetivo fomentar a promoção da saúde, a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, por meio do acesso à informação, incentivo e sensibilização à mudança de hábitos, comportamentos e atitudes, além de promover a democratização de informações.

 

  1. Evento

O Projeto tem como objetivo ampliar a temática sobre educação ambiental e desenvolvimento social no âmbito acadêmico da FCMS/JF por meio de 1 (um) Seminário, a ser realizado na FCMS/JF, com convidados das áreas específicas abordadas.

 

Art. 11. Todos os estudantes selecionados deverão participar de cada uma das 5 atividades descritas acima, em um horário oportuno, estipulado pela Orientadora do Projeto, com duração de pelo menos 1 hora cada.

 

Art. 12. Os alunos interessados poderão obter maiores informações com a Professora Fernanda Oliveira Queiroz de Paula por meio do e-mail: fernanda.oliveira@suprema.edu.br.

DÊ-SE CIÊNCIA E PUBLIQUE-SE.

 

 

Prof. Jorge Montessi

Diretor Geral da FCMS/JF