Edital do Projeto de Extensão em Anatomia Odontológica Clínica e Cirúrgica - 04.04.2022
04/04/2022


PROJETO DE EXTENSÃO

                                                

EDITAL N º. 04/2022

 

        O Diretor Geral da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora, no uso de suas atribuições regimentais, publica o seguinte Edital:                                                            

 

Art. 1º. Estarão abertas, no período de 04 a 08 de abril de 2022, das 08h às 17h, na Central de Informações da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF e na Secretaria Acadêmica do HMTJ, as inscrições para os estudantes do curso de Odontologia, interessados à seleção do Projeto de Extensão - “Projeto de Extensão em Anatomia Odontológica Clínica e Cirúrgica”

 

Art. 2º. O Projeto será aberto para atender as normas estabelecidas pelo Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - NDCT e pelo Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão- DEPE.

 

Art. 3º. Poderão participar do processo seletivo estudantes a partir do 5º ao 8º período do curso de Odontologia, sendo selecionados apenas seis (6) para participarem do Projeto.

 

Art. 4º. O processo de seleção constará de 2 etapas: a primeira será avaliação do Índice de Desenvolvimento Acadêmico – “IDA” (mínimo 8) e análise curricular (como critério de desempate, sendo analisadas anteriores monitorias prestadas, participações em ligas acadêmicas e projetos de extensão) que será realizada entre os dias 11 e 13/04/2022, sendo selecionados os 8 maiores IDAs.

 

§ 1º Os inscritos na primeira etapa receberão um e-mail com informações sobre sua condição de aprovado ou não no dia 20/04/2022.

§ 2º Os candidatos aprovados para a segunda etapa receberão, neste mesmo e-mail, o horário de sua discussão de caso clínico, com duração de 10 minutos, que começará a partir das 19h, seguindo a ordem alfabética, no dia 28/04/2022, na plataforma Google Meet. Os alunos terão acesso ao caso clínico, também por e-mail, 10 minutos antes do horário definido para a discussão. O caso clínico constará dos seguintes temas: Anatomia de cabeça e pescoço, Anestesiologia, Radiologia, Farmacologia aplicada à Odontologia e Cirurgia Maxilofacial l. Bibliografia aliada: Anestesiologia: Malamed SF. Manual de anestesia local. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2013. Farmacologia: Andrade ED. Terapêutica medicamentosa em odontologia. 3. ed. São Paulo: Artes Médicas Ltda; 2014.  Anatomia: Madeira MC. Anatomia da face. 8. ed. São Paulo: Sarvier; 2012. Cirurgia: Hupp JR, Ellis III E, Tucker MR. Cirurgia oral e maxilofacial contemporânea. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2009. Radiologia: White SC, Pharoah MJ. Radiologia Oral: Fundamentos e Interpretação. 5 ed. St. Louis: Mosby; 2007.

§ 3º Os candidatos aprovados para a segunda etapa terão 2 minutos de tolerância a atraso, no horário pré-estabelecido de sua discussão, estando sujeito à desclassificação em tempos superiores ao supracitado.

 

Art. 5º. O resultado da seleção será divulgado por e-mail, enviado aos inscritos no dia 29/04/2022.

 

Art. 6º. Os estudantes selecionados, como voluntários, iniciarão suas atividades em 05/05/2022 com término previsto para 04/08/2022. As atividades acontecerão às quintas-feiras no horário de 20h. (exceto no período de férias e/ou recesso escolar, de acordo com o calendário acadêmico)

Art. 7º. O estudante deverá cumprir uma carga horária de 12 horas mensais, incluindo organização, elaboração de trabalho, coleta de dados, produção científica, fóruns de discussões clínicas, aulas teóricas e práticas relacionadas ao tema de interesse.

Art. 8º. O projeto se desenvolverá semanalmente no período estipulado no Art. 6º, de maneira remota e/ou no Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, de acordo com o calendário acadêmico disponibilizado pela Faculdade.

Art. 9º. Após apresentação do relatório final, os estudantes que cumpriram 100% de presença, receberão certificado de participação no projeto.

Art.10. Os alunos interessados poderão obter maiores informações com os Professores João Paulo Marinho de Resende, Marcelo Tarcísio Martins, ou no e-mail do projeto (peaocc@gmail.com).

 

DÊ-SE CIÊNCIA E PUBLIQUE-SE

 

 

Prof. Jorge Montessi

Diretor Geral da FCMS/JF