Laboratório de Habilidades e Simulação Realística

Conheça nosso Laboratório

O Laboratório de Habilidades Profissionais e Simulação Realística (LHPSR) da FCMS/JF – SUPREMA, inaugurado em 2009, foi concebido de modo a permitir a capacitação dos discentes nas diversas competências a serem desenvolvidas nos diferentes períodos dos cursos oferecidos pela Faculdade, com recursos altamente tecnológicos e inovadores.


Entrada


Recepção


Recepção


Com uma área física de 751 m², possui 22 ambientes: sala de higienização e lavagem de mãos; sala de reunião, 4 consultórios, sala de material/manequins, sala de preparo de aula, 3 salas de habilidades, sala de Debriefing, sala de habilidades em Ginecologia e Obstetrícia, 3 salas de Simulação Avançada, 3 salas de aula e habilidades, e 2 Laboratórios de Habilidades em Atenção Básica à Saúde. Integram o LHPSR, manequins de habilidades de baixa e média fidelidade e simuladores de alta fidelidade controlados por computadores que favorecem o ensino e melhor preparação dos estudantes.


Sala de Habilidades


Sala de Habilidades


Debriefing


Consultório


Sala de Habilidades


Sala de Habilidades


Sala de Habilidades


Sala de Habilidades


Sala de Habilidades


Os equipamentos são adequados em quantidade e qualidade para treinamento de habilidades com acessibilidade e recursos humanos com formação técnica. O LHPSR possui um sistema de áudio e vídeo que permite a gravação de cada cenário e transmissão ao vivo para qualquer sala do campus Suprema. A utilização dessa tecnologia faz parte da metodologia do ensino de habilidades e simulação, e todas essas gravações são utilizadas com finalidade pedagógica. As normas de funcionamento e a estruturação dos ambientes foram elaboradas considerando que o Laboratório pode funcionar como cenários diversificados à semelhança de ambientes reais. Nesses locais, estudantes dos cursos são treinados para desenvolver habilidades clínicas e de comunicação. As atividades incluem a simulação clínica e as práticas de habilidades em temas como: Suporte Básico de Vida, Suporte Avançado de Vida, Pediatria, Clínica Médica, Clinica Cirúrgica, Ginecologia e Obstetrícia, Urgência e emergência. Além disso, vários ambientes foram estruturados com vidro unidirecional e sistema de áudio e vídeo para prática de avaliação no modelo Objective Structured Clinical Examination - OSCE.


OSCE


OSCE

Deste modo, os estudantes desenvolvem confiança e competência em procedimentos e protocolos. Para que este método atinja seus objetivos, são necessárias várias etapas de construção como: definição de objetivos de aprendizagem, definição do caso clínico, realismo do cenário, preparação de atores quando necessário e teste de cenário. Um extenso banco de casos para cenários de simulação desenvolvidos pelo corpo docente, encontra-se disponível.

 


 

Simuladores de alta fidelidade

Para a realização das atividades de simulação clínica, o LHPSR conta com 3 ambientes de simulação realística com manequins de alta fidelidade oferecendo aos estudantes uma gama de oportunidades em cenários imersivos de treinamento nos quais é possível desenvolver pensamento crítico, gerenciamento do estresse e habilidades de atendimento ao paciente grave.

APOLLO/CAE é utilizado para situações de atendimento em urgência e emergência, possui sistema interativo com respostas fisiológicas automáticas criando uma experiência de interação com o paciente imersiva e diferentes níveis de complexidade.

PEDIASIM/CAE um simulador de paciente pediátrico com idade aproximada de 6 anos, é um simulador de alta fidelidade que oferece significativos recursos realísticos para complementar a etapa entre a teoria e a experiência clínica. Fornece a aplicação de conhecimentos para o tratamento de pacientes pediátricos com segurança, em ambiente livre de riscos.

SIMMAN/LAERDAL, um simulador de paciente adulto, que permite a construção de cenários práticos em ambiente dinâmico e dotado de interatividade, aproximando-se dos cenários hospitalares e ambulatoriais reais e oferecendo ao estudante a oportunidade de desenvolver atitude de respeito, concentração e empatia.
Todas as salas de simulação realística e os consultórios dispõem de sistema de áudio e vídeo e conexão à internet para transmissão das atividades em tempo real para outros ambientes do campus da FCMS/JF - SUPREMA ou externos.


Sala de Simulação


Sala de Simulação


Sala de Simulação


Sala com vidro unidirecional


Sala de controle


Sala de Simulação

 


 

Plataforma Educacional

Dentro do escopo de inovação e avanços tecnológicos o LHPSR conta com Plataforma educacional 3D – CSANMEK, um equipamento que oferece visualização dinâmica de estruturas anatômicas, bem como de imagens de tomografias e ressonâncias magnéticas em 3D. Permite também reconstrução 3D das estruturas o que viabiliza a utilização do equipamento em diversas disciplinas, como Fisiologia, Histologia, Clínica, Cirurgia, Patologia, Semiologia/Método Clínico, com o incremento de vincular os conhecimentos das diversas áreas abordadas em fases diferentes do Curso, agregando de forma didática e conectada.

 


 

Laboratórios de Habilidades em Atenção Básica à Saúde



Vídeos

Vídeos

Simulação de atendimento em acidente

OSCE - Exame Clínico Objetivo e Estruturado

Procedimentos Práticos em Emergência

Descarte de perfuro cortantes

Uso de EPI

Um dia no laboratório de habilidades

OSCE HMTJ

Tecnologia Educacional na Suprema

Plataforma Educacional

Downloads dos Documentos

Checklist de empréstimo de materiais e manequins
Cronograma de atividade curricular semestral
Cronograma Simulação
Solicitação de agendamento de atividade com monitor
Solicitação de agendamento de curso, treinamento e capacitação
Solicitação de agendamento de gravação de vídeo
Solicitação de agendamento para treinamento de habilidades - estudantes
Solicitação de empréstimo externo de materiais e manequins
Solicitação de empréstimo interno de materiais e manequins

Equipe do Laboratório

Mirna Salomão Marques
Jussara Regina Martins
Daniel da Silva Rodrigues


Jardel Joaquim Ladeira
Leticia Guimaraes Fonseca, Raquel N. Santos de Paula
Andrea P. Crepaldi


Galeria de Fotos