SUPREMA | Faculdade de CiÊncias Médicas e da SaÚde de Juiz de Fora - FCMS/JF

Graduação Odontologia

Cenários de Prática e Estágio

A Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – Suprema oferece uma série de cenários de prática próprios e conveniados para seus estudantes.

Desde o início da graduação, o processo de ensino-aprendizagem é realizado da teoria para a prática. A partir do segundo período, estudantes dos cursos de enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina e odontologia participam do Programa Integrador, que possibilita a atuação nas comunidades e Unidades Básicas de Saúde, junto com equipes multidisciplinares, entendendo a realidade da população.

A Suprema é uma das poucas faculdades particulares do país com Hospital de Ensino Conveniado - certificado pelo Ministério da Educação e Ministério da Saúde - Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus-HMTJ, que é 100% SUS, e é também certificado ONA Nível 3-Excelência. O HMTJ é referência para a população de Juiz de Fora e região, oferecendo atendimento personalizado e humanizado de alta complexidade. Além de ser campo para pesquisas, é também centro de capacitações e formação de profissionais na área da saúde. Com atendimento 100% SUS, comporta ainda as clínicas de Fisioterapia e Odontologia, Laboratório de Análises Clínicas de grande porte e aporte tecnológico e Farmácia Hospitalar, que atendem a todos os requisitos para assistência e formação acadêmica na área.

Além destes cenários, o campus da Suprema possui arquitetura voltada para o ensino da saúde, com vários laboratórios de alta complexidade. Entre eles, o Laboratório de Habilidades e Simulação Realística, composto por manequins computadorizados, que reproduzem situações que exigem do estudante o diagnóstico e tratamento corretos para salvar uma vida. Outros cenários diferenciados são o Centro de Cirurgia Minimamente Invasiva e Centro de Cirurgia em Cadáver Fresco.

Essa infraestrutura, aliada a uma metodologia que visa embasar o estudante de forma ética e reflexiva e a qualificação do corpo docente, formam o alicerce de um modelo de ensino que tem por objetivo formar profissionais de excelência na área da saúde.

Como funcionam as atividades práticas?

As Atividades Práticas consistem no ensino em campo de prática ou laboratório de habilidades, e requer a presença contínua do docente junto aos estudantes. O Estágio Obrigatório caracteriza-se por um conjunto de atividades de aprendizagem profissional, proporcionando a integração entre teoria e prática, mediante a participação em situações reais de trabalho. Para tanto, o acadêmico conta com a participação dos profissionais dos serviços de saúde no processo ensino-aprendizagem, que auxiliam ainda os docentes, prestando informações sobre as rotinas dos serviços no desenvolvimento das práticas supervisionadas.

O estágio obrigatório é realizado em instituições públicas, privadas e filantrópicas conveniadas com a FCMS/JF, como Unidades Básicas de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento Santa Luzia (UPA), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Hospital de Pronto Socorro (HPS), Hospital Monte Sinai, Associação de Combate ao Câncer (ASCOMCER), Fundação João de Freitas, Hospital Ana Nery e Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus HMTJ).