SUPREMA | Faculdade de CiÊncias MÉdicas e da SaÚde de Juiz de Fora - FCMS/JF

SUPREMA | Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF

EXTENSÃO

Extensão Suprema

A ação social, segundo o sociólogo alemão Max Weber, remete a um tipo de conduta do indivíduo que reflete sentido tanto para ele quanto para aqueles que são afetados, pois uma ação apenas acontece quando entramos em contato uns com os outros.

Por isso, a Ação Social da FCMS/JF tem como objetivo estimular os docentes e discentes a contribuírem para a melhoria de vida da comunidade local, por meio da participação efetiva em projetos voltados para o desenvolvimento social.

Os objetivos específicos resumem-se na assistência e promoção social (Trabalho Educativo), foco no resultado social, constância de propósito, interação SUPREMA/Sociedade, participação voluntária, trabalho em parceria, ação ética, exercício de cidadania e melhoria da condição de vida da população mais carente. Estes objetivos potenciam a cidadania e consciência social dos indivíduos, envolvendo-os na construção de um futuro melhor.

A FCMS/JF realiza ações sociais em espaços públicos. Com a supervisão de um professor, estudantes de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Medicina prestam alguns atendimentos como: aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia capilar, avaliação de índice de massa corporal (IMC) e orientações que envolvem os cuidados com a saúde. Além disso, a Suprema oferece ações sociais em escolas que visam a orientação para a manutenção da saúde bucal como forma de prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida.

 


 

PROJETOS DE EXTENSÃO

 

Os projetos de extensão são aqueles que ampliam a atuação do campus universitário para além das salas de aula, ou seja, a articulação prática do conhecimento científico do ensino e da pesquisa com as necessidades da comunidade onde a universidade se insere, interagindo e transformando a realidade social.

Os projetos de extensão da SUPREMA são idealizados por docentes e discentes e colocados em prática após a avaliação da Coordenação de Extensão. Os temas são diversos e, em grande parte, multiprofissionais, permitindo que as informações recebidas em sala de aula sejam replicadas nas comunidades que representam o cenário de atuação do projeto.

A humanização enquanto elemento constituinte da formação em saúde se mostra como parte fundamental do processo de graduação. Alguns espaços mostram-se propícios a vivência de tais práticas, unindo a teoria aprendida nos espaços de ensino com o dia a dia de um serviço de saúde, proporcionando o contato com as mais variadas pessoas. 

Alguns projetos de extensão podem ser criados a partir das ações sociais desenvolvidas pelos estudantes com o objetivo de consolidar o aprendizado adquirido em ambiente escolar. Assim, justifica a proposta de humanização e de valorização do respeito e da ética dos estudantes de saúde que serão graduados pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde – SUPREMA.

(32) 2101.5000

Alameda Salvaterra, nº 200, Bairro Salvaterra, CEP 36.033-003 - Juiz de Fora MG

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR


Todos os direitos reservados Futuro