Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/supremagodaddy/public_html/noticia-interna.php on line 23
SUPREMA | Faculdade de Ciencias Medicas e da Saude de Juiz de Fora - FCMS/JF Notícias - Faculdade Suprema

SUPREMA | Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF

Pesquisadores da UnB desenvolvem estudo inédito em parceria com a Faculdade Suprema

Publicado em: 05/05/2016

Durante toda a semana passada, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) estiveram na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema desenvolvendo pesquisa sobre o controle neural da circulação em humanos, com destaque para o estudo do controle autonômico do fluxo sanguíneo muscular e cerebral na condição de repouso e de exercício físico.

O estudo está sendo coordenado pelo professor Lauro Casqueiro Vianna e faz parte da dissertação de mestrado do estudante do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física da UnB Paulo Marcelo Maia Lopes, com coautoria do doutorando André Teixeira e do mestrando Diego Nunes. Foi feito um estudo piloto e, na Suprema, foi realizada a fase de coleta de dados, encerrada na sexta-feira (dia 29). A previsão é de que, em seis meses, os resultados estejam disponíveis para a população em geral.

O professor Vianna explica que "a parceria com a Suprema tem o objetivo principal de observarmos como a pressão intracraniana se comporta quando geramos flutuações abruptas de pressão arterial com uma manobra fisiológica ativada por meio do exercício físico. A pesquisa está sendo desenvolvida utilizando um equipamento extremamente sofisticado, desenvolvido e patenteado por uma empresa brasileira disponível em poucos lugares do país, que utiliza a tecnologia de um extensômetro de springate. O aparelho é posicionado na cabeça do indivíduo de maneira não invasiva e, com ele, conseguimos medir a pressão intracraniana em seres humanos. Nós usamos uma manobra chamada oclusão circulatória pós-exercício para mantermos a pressão arterial periférica estavelmente elevada e é nesta situação que avaliamos como o cérebro de comporta."

O professor Vianna completa que a parceria com a Suprema surgiu, entre outros fatores, devido a Faculdade dispor de um integrador de sinal biológico, equipamento que a UnB não possui. "É importante nesse experimento sabermos como o cérebro e a pressão arterial se comportam numa resolução de batimento em batimento. Eu preciso ter as duas variáveis na mesma linha do tempo. Com o integrador de sinais biológicos, é possível colocar as duas variáveis juntas numa mesma tela", esclarece o pesquisador.

Lauro Casqueiro Vianna é graduado em Educação Física pela Universidade Católica de Salvador, com especialização em fisiologia do exercício pela Universidade do Estado da Bahia. Em 2004, mudou-se para o Rio de Janeiro para fazer mestrado em educação física com ênfase em fisiologia do exercício e doutorado com orientação do professor Claudio Gil Soares de Araújo e co-orientação do Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da Suprema, Djalma Rabelo Ricardo.

Em 2010, foi contratado pela Universidade de Missouri, Columbia/EUA, onde ficou 2 anos sendo financiado pelo Governo Americano. Após este período, retornou ao Brasil, onde participou do Programa Nacional de Pós-Doutorado, no qual foi orientado pelo professor Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega, na Universidade Federal Fluminense.

Atualmente, é professor da Universidade de Brasília, lotado no Laboratório de Fisiologia Integrativa da Faculdade de Educação Física.

Canais Interativos