Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/supremagodaddy/public_html/noticia-interna.php on line 23
SUPREMA | Faculdade de Ciencias Medicas e da Saude de Juiz de Fora - FCMS/JF Notícias - Faculdade Suprema

SUPREMA | Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF

Suprema participa de livro sobre atenção primária em saúde em Juiz de Fora

Publicado em: 14/06/2016

Numa parceria com a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema, o Sub-secretário de Atenção Primária à Saúde de Juiz de Fora, Thiago Campos Horta, está elaborando o livro "Cartografia da atenção primária: análise sócio demográfica da atenção primária em saúde em Juiz de Fora". O objetivo do livro é permitir o acesso às informações relativas aos territórios que circundam as Unidades Básicas de Saúde no município de Juiz de Fora, assim como fomentar o planejamento governamental das ações em Saúde na cidade.

 

Segundo Horta, no livro serão publicados dados da territorizalização da Atenção Primária à Saúde (APS). O trabalho vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Saúde (SS/PJF) por intermédio da Subsecretaria de Atenção Primária em Saúde (SSAPS) e do Departamento de Planejamento e Informação em Saúde (DPIS/PJF), com o apoio técnico científico da Faculdade Suprema, com o objetivo de delimitar as áreas de atuação de cada uma das Unidades de Atenção Primária (UAP´s) e sua respectiva caracterização sociodemográfica e epidemiológica.

 

A parceria entre a Suprema e a Secretaria de Saúde já existia através das práticas de extensão acadêmica que fazem parte do Programa Integrador (PI) desenvolvido pela Suprema nas UAPS do município. "Buscou-se expandir essa parceria na forma da produção do livro, fortalecendo a integração ensino serviço entre as instituições", completa Horta.

 

De acordo com o autor, "este produto é relativo ao processo de implementação do Plano Diretor da Atenção Primária em Saúde (PDAPS/JF), que visa apresentar os resultados das oficinas realizada no período de julho de 2013 a outubro de 2015. Através da parceria, encontra-se em andamento a análise estatística para a sistematização dos dados sociodemográficos e epidemiológicos dos territórios das UAPS. Serão apresentados a Análise de Situação Socioeconômica e Epidemiológica da APS por UAPS e Consolidado comparativo dos dados, assim como os mapas geoprocessados da delimitação territorial das UAPS e a sua respectiva análise geográfica, além de tabela da composição dos territórios (bairros) e base populacional de responsabilidade de cada UAPS".

 

Canais Interativos

Podcast
Podcast

(32) 2101.5000

Alameda Salvaterra, nº 200, Bairro Salvaterra, CEP 36.033-003 - Juiz de Fora MG

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR


SUPREMA-Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial LTDA - CNPJ: 05.079.440/0001-08

Todos os Direitos Reservados

Futuro