Eixos Curriculares
Os eixos curriculares expressam as concepções que direcionam a ação educativa e coordenam as diferentes possibilidades e experiências para o desenvolvimento das competências e habilidades que concorrem para a concretização do perfil profissional do enfermeiro egresso da FCMS/JF, consoantes aos referenciais orientadores eleitos e aos objetivos estabelecidos para o Curso. Correspondem, assim, à trajetória do discente no Curso, durante o processo de sua formação profissional.
Os instrumentos básicos para desenvolver o trabalho da Enfermagem, ou seja, a observação, a comunicação, a habilidade psicomotora, o trabalho em equipe, a criatividade, a aplicação de princípios científicos, o planejamento, a avaliação e o método científico, constituem-se em elementos importantes da determinação do EIXO CURRICULAR FUNDAMENTAL da estrutura do currículo proposto, denominado "Bases para conhecer o ser humano e desenvolver o trabalho da Enfermagem na prevenção, na promoção, na proteção, na manutenção, na recuperação da saúde no processo de viver". Para caracterizar os diferentes momentos da trajetória discente, durante o processo de sua formação profissional, este eixo curricular fundamental é integrado pelos seguintes EIXOS CURRICULARES TEMáTICOS:
1. conhecimento do ser humano e determinação do processo saúde-doença;
2. atuação da Enfermagem na prevenção, na promoção e na proteção da saúde do ser humano;
3. atuação da Enfermagem na manutenção e na recuperação da saúde do ser humano;
4. trabalho da Enfermagem nos diferentes cenários da prática profissional: Estágio Curricular Supervisionado.
Permeando toda a trajetória do estudante no seu processo de formação profissional, encontram-se os EIXOS TRANSVERSAIS aos eixos curriculares fundamental e temáticos, a fim de que as diferentes disciplinas, o Programa Integrador, os estágios e as demais atividades que compõem o currículo proposto assegurem ao enfermeiro egresso da FCMS/JF competências e habilidadestécnico-científica; teórico-metodológica; ético-filosófica; administrativo-gerencial; pedagógico-educacional e sócio-política para o cuidado de Enfermagem, como expressão do conjunto das competências e habilidades a serem adquiridas no Curso.
As disciplinas teóricas e práticas, o Programa Integrador e os estágios que dão concretude e visibilidade à estrutura curricular, em sua concepção, levam em consideração a articulação entre os eixos transversais e os eixos temáticos e entre estes e o eixo fundamental. Dependendo de suas características, apresentam-se como disciplinas teóricas, práticas, teórico-práticas e estágios supervisionados. Está prevista ainda a realização, pelo discente, de atividades de formação complementar, envolvendo atividades de ensino, de pesquisa e de extensão com vistas a trazer contribuições singulares à concretização do perfil profissional do enfermeiro egresso da FCMS/JF.
Esse movimento em espiral que envolve teoria-prática-teoria possibilita um desenvolvimento contínuo, sustentado pela fundamentação teórica e pela realidade prática.